Demanda variável e produtividade em medicina diagnóstica: a experiência do cliente com o agendamento de exames

Autores

  • Leandro Ortigoza Martins
  • Maria Cristina Sanches Amorim PUC-SP/FEA

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1984-4840201626816

Palavras-chave:

gestão em saúde, técnicas e procedimentos diagnósticos, agendamento de consultas, indicadores de qualidade em assistência à saúde, comportamento do consumidor, estratégias

Resumo

Na perspectiva do marketing, os serviços de medicina diagnóstica são perecíveis e a demanda é variável, características que dificultam a maximização dos resultados. Os prestadores ofertam os exames por meio do sistema de agendamento de horário sem, no entanto, superar a ineficiência provocada pelo não comparecimento dos clientes (no show). Os objetivos da pesquisa foram investigar o nível de satisfação dos consumidores de medicina diagnóstica com o agendamento, a aceitação de um novo modelo sem agendar horário (demanda livre) e analisar três dimensões secundárias comuns aos dois modelos (no show, sazonalidade e tempo de espera) na satisfação do cliente. Trata-se pesquisa quantitativa com delineamento exploratório-descritivo realizada com 2.545 clientes de uma empresa privada de medicina diagnóstica em 2013. Os resultados das dimensões secundárias indicaram que os clientes tendem a frequentar os estabelecimentos conforme a sazonalidade atual e são sensíveis à espera. Quanto às dimensões principais (agendamento e demanda livre), há diferentes níveis de aceitação, indicando que os dois sistemas são complementares e não excludentes, e portanto a viabilidade da adoção de um modelo híbrido de operação, com a utilização dos dois modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina Sanches Amorim, PUC-SP/FEA

Professora PUC-SP/FEA

Referências

Auriemo CC, Rosenfeld LGM. A medicina diagnóstica no Brasil. In: Amorim MCS, Perillo EBF. Para entender a saúde no Brasil. São Paulo: LCTE; 2006. p. 159-67.

Bielen F, Demoulin N. Waiting time influence on the satisfaction-loyalty relationship in services. Manag Serv Qual. 2007;17(2):174-93.

Campana G, Faro L, Gonzalez C. Fatores competitivos de produção em medicina diagnóstica: da área técnica ao mercado. J Bras Patol Med Lab. 2009;45(4):295-303.

Corrêa HL, Corrêa CA. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª ed. São Paulo: Atlas; 2009.

Garuda SR, Javalgi RG, Talluri VS. Tackling no-show behavior: a market-driven approach. Health Mark Q. 1998;15(4):25-44.

Grönroos C. Marketing: gerenciamento e serviços. 12ª ed. Rio de Janeiro: Campus; 1993.

Herzlinger RE. Why innovation in health care is so hard. Harv Bus Rev. 2006;84(5):58-66.

Hoffman KD, Bateson JEG. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning; 2003.

Laganga LR, Lawrence SR. Clinic overbooking to improve patient access and increase provider productivity. Decis Sci. 2007;38(2):251-76.

Lovelock C, Wright L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva; 2002.

Martins LO, Amorim MCS, Las Casas AL. Demanda e produtividade em medicina diagnóstica: um estudo de caso. Rev Pensamento Realidade. 2012;27(3):19-35.

Mckenna R. Marketing de relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Campus; 1992.

Mori DSBC. Consultas médicas: oferta, demanda, mudança cultural e o fim das filas. RAE Rev Adm Empr. 1999;39(2):78-87.

Reis GC. A regulamentação da demanda como fator de lucratividade dentro das organizações prestadoras de serviço. HÓRUS Rev Hum Ciênc Soc Apl. 2004;(2):1-10.

Ribeiro R, Las Casas AL, Niza RC, Guedes RM. Demanda variável e lucratividade em empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. RBGN. 2009;11(33):351-66.

Robles Jr. A, Silva SJM. Planejamento tributário aplicado na área da saúde: estudo de caso em medicina diagnóstica. In: XI Congreso Internacional de Costos y Gestion; XXXII Congreso Argentino de Profesores Universitarios de Costos. Patagonia (AR): 2009.

Zeithaml VA, Bitner MJ. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2003.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Como Citar

1.
Martins LO, Amorim MCS. Demanda variável e produtividade em medicina diagnóstica: a experiência do cliente com o agendamento de exames. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 8º de abril de 2016 [citado 21º de novembro de 2024];18(1):41-5. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/26816

Edição

Seção

Artigo Original