Hellp síndrome puerperal, uma patologia quase invisível
Palavras-chave:
Síndrome HELLP, pressão arterial, puerpérioResumo
Introdução: A síndrome HELLP é uma complicação grave da gravidez caracterizada por hemólise, aumento de enzimas hepáticas e baixa contagem de plaquetas, ocorrendo em 0,5% a 0,9% de todas as gestações. Cerca de 30% dos casos podem ocorrer após o parto, e a escassez de sintomas a tornam uma patologia fatal. Objetivo: Apresentar um caso clínico de Síndrome HELLP Puerperal com níveis pressóricos normais durante a gestação. Metodologia: O caso foi acompanhado no serviço de Obstetrícia e posteriormente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lucinda de Sorocaba. A descrição do relato de caso foi embasada na literatura. Relato de Caso: Paciente de 24 anos, G2P2A0, puérpera de parto normal, não apresentou nenhuma patologia durante a gestação e foi acompanhada no serviço de baixo risco. No primeiro dia pós-parto, queixou-se de sangramento gengival. Ao exame físico apresentou pressão arterial elevada (160x100mmHg) e quadro de icterícia. Foram solicitados exames laboratoriais que confirmaram HELLP com aumento de enzimas hepáticas, plaquetopenia e sinais de hemólise com hiperbilirrubinemia e anemia. A paciente evoluiu com falência renal e necessidade de diálise. Permaneceu sob cuidados intensivos por 8 dias, apresentando melhora clínica e normalização dos exames complementares. Conclusão: A HELLP Síndrome ou a pré-eclâmpsia ocorridas no período puerperal possuem índices elevados e alarmantes de mortalidade. Ressaltamos com esse relato a importância de se manter os profissionais assistentes sempre atentos para esse diagnóstico, que embora seja pouco frequente na prática clínica e muitas vezes pobre em sintomatologia é potencialmente fatal.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.