Músculo acessório do músculo flexor superficial e sua implicação clínica

Edie Benedito Caetano, João José Sabongi Neto, Lucas Augusto Ayres Ribas, Edson Vinícius Milanello

Resumo


Introdução: Variações anatômicas (anomalias) da unidade músculo tendinea do flexor superficial dos dedos (FSD) têm sido relatadas com frequência na literatura em tratados, artigos clínicos e anatômicos. Podem ocorrer: variações do corpo muscular, presença de tendões acessórios ou duplicados, conexões músculo tendinosas anormais, ausência do componente muscular ou tendinoso. Estas variações podem ou não ter implicações clínicas. Objetivos: Registrar variações anatômicas no membro superior com foco na presença de comunicações nervosas anômalas, variações anatômicas dos músculos e de seus tendões, assim como dos nervos periféricos e analisar a possibilidade dessas variações serem responsáveis por patologias principalmente as síndromes compressivas. Metodologia: Dissecções anatômicas de rotina realizadas com residentes e internos da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS-PUC-SP) Campus Sorocaba. Relato de Caso: Nós apresentamos um caso não descrito previamente de um músculo acessório do músculo FSD unilateral o qual estava conectado através de um tendão espesso ao músculo FSD, dirigia-se proximalmente para inserir-se no epicôndilo medial do úmero ao lado da cabeça superficial do músculo pronador redondo. O músculo flexor superficial acessório posicionava anteriormente aos nervos mediano e interósseo anterior. Conclusões: Esta variação se enquadra no tipo V da classificação de Elliot et al. O conhecimento dessas variações anatômicas auxiliam o cirurgião da mão interpretar o exame clínico, em especial na avaliação de pacientes que sofreram lesões tendinosas ou apresentam sinais de possíveis compressão de algum nervo periférico.

Palavras-chave


variação anatômica; músculo acessório do flexor superficial dos dedos; neuropatia compressiva

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.