Carcinoma papilífero de tireóide associado à tireoidite de hashimoto: relato de caso
Palavras-chave:
tireoidite, carcinoma, Hashimoto, papilíferoResumo
Introdução: A tireoidite de Hashimoto é o tipo de hipotireoidismo primário adquirido de causa auto-imune mais comum em região não-carente de iodo. Já o carcinoma papilífero de tireóide é o tipo mais comum de câncer de tireóide diferenciado na infância. Embora exista controvérsia na literatura quanto à associação entre Carcinoma Papilífero de Tireoide (CPT) e Tireoidite de Hashimoto (TH), vários estudos detectaram incidência aumentada deste tipo de câncer em pacientes com TH. Objetivos: relatar o caso de uma paciente pediátrica com TH que desenvolveu CPT. Metodologia: revisão de dados obtidos e analisados do prontuário médico e pesquisa bibliográfica. Relato de caso: L. P, nascida em 25/07/1999, sexo feminino, foi encaminhada ao ambulatório de endocrinologia infantil da Policlínica Municipal de Sorocaba aos 9 anos de idade, devido ao desenvolvimento precoce de características sexuais secundárias, com aparecimento de pelos pubianos e de telarca há 1 ano. Ao exame físico, constatou-se desenvolvimento puberal segundo a classificação de Tanner, M3 P3 e tireóide palpável. Através de exames laboratoriais, foi diagnosticada com tireoidite de Hashimoto. Após 2 anos de tratamento, constatou-se aumento de tireóide em USG, diagnosticado como nódulo benigno em PAAF. No entanto, após 5 anos de seguimento, foi observada a presença de nódulo maligno, identificado como carcinoma papilífero da tireóide. Paciente foi submetida à tireoidectomia total com esvaziamento paratraqueal, devido as metástases em linfonodos. Após a cirurgia a paciente evoluiu bem, sem intercorrências e sem evidências de metástases funcionantes de carcinoma diferenciado de tireóide. Conclusão: É importante que os profissionais de saúde fiquem atentos à possibilidade de associação do CPT com a TH, quando houver mudança no padrão ultrassonográfico com a presença de linfoadenopatia cervical significativa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.