Reconstrução complexa da região perineoescrotal
Palavras-chave:
gangrena de Fournier, fasciite necrotizante, retalhos cirúrgicosResumo
INTRODUÇÃO: A Fasceite Necrotizante é uma infecção multibacteriana em região perineal, de rápida progressão e difícil tratamento, sobretudo em pacientes diabéticos, desnutridos e imunossuprimidos. Seu tratamento inclui inicialmente anti-bioticoterapia de amplo espectro e desbridamento precoce, levando a perda tecidualem escroto e períneo, muitas vezes com exposição testicular. A reconstrução perineoescrotal se baseia em retalhos bem vascularizados visando reestabelecimento estético e funcional, porém complicações são frequentes, tornando-se um desafio ao cirurgião plástico. OBJETIVO: Relatar caso de reconstrução de região perineoescrotal realizado no Serviço de Cirurgia Plástica Dr. Linneu Mattos Silveira – PUC-SP bem como as suas intercorrências e terapêutica usada para resolução. METODOLOGIA: relatar método de reconstrução perineoescrotal com retalho fasciocutâneo supero-medial da coxa bem como o tratamento de suas complicações. RESULTADOS: Bom resultado estético-funcional , com integração de enxerto de pele parcial e cobertura total de testículos. Paciente se mostrou satisfeito e retomou suas atividades de vida diária, dando sequência ao seu tratamento para Neoplasia de Reto. CONCLUSÃO: A reconstrução perineal se mostra bastante complexa visto as adversidades apresentadas pelos pacientes acometidos com fasceíte necrotizante, devendo o cirurgião plástico dispor de vasto arsenal terapêutico para melhor resultado estético-funcional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.