Transtorno psicótico induzido por drogas em paciente com transtorno de personalidade
Palavras-chave:
transtorno induzido por drogas, transtorno de personalidade, borderline, transtorno psicóticoResumo
Introdução: O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos. Diversos estudos mostram a associação entre transtornos por substâncias e outros transtornos mentais. É importante salientar que o diagnóstico de transtorno de personalidade borderline não deve ser baseado apenas na personalidade presente durante a internação da paciente, deve ser distinguido dos sintomas presentes no transtorno psicótico induzido por substância. Objetivos: Relatar o caso de uma paciente internada na enfermaria da psiquiatria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba por transtorno psicótico induzido por substâncias que foi também diagnosticada com transtorno de personalidade borderline. Metodologia: As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e revisão da literatura. Relato de Caso: Mulher de 23 anos encaminhada ao CHS por agitação psicomotora e alteração do sono e apetite após uso de substâncias desconhecidas. Conclusões: Transtorno psicótico induzido por substância/medicamento costuma ser gravemente incapacitante e, consequentemente, é observado com mais frequência em salas de emergência, uma vez que os indivíduos costumam ser levados para locais de atendimento a pacientes agudos. A incapacidade, entretanto, em geral é autolimitada e resolve-se com a retirada do agente ofensivo. O transtorno de personalidade borderline tem grande repercussão na vida pessoal e profissional da paciente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.