Sangramento uterino anormal pós operatório em paciente portadora de doença de Von Willebrand: relato de caso

Eduardo Borges Coscia, Samira Joverno Calil

Resumo


Introdução: O sangramento uterino anormal (S.U.A) pode ser uma queixa presente em até 1/3 das consultas ginecológicas. A Doença de von Willebrand é a coagulopatia hereditária mais comum, cujo diagnóstico muitas vezes só é obtido à menarca, com constatação de sangramento abundante (menorragia), anemia e prejuízo na qualidade de vida. Relato de caso: S.G.M, 36 anos, parda, casada, nuligesta. Possui diagnóstico de Doença de von Willebrand (vWD) há aproximadamnte 20 anos. Em uso de ácido tranexâmico e contraceptivo oral combinado com boa resposta terapêutica. Foi encaminhada ao ambulatório de patologia Trato genital inferior com diagnóstico de biópsia do colo uterino compatível com NIC III. O tratamento indicado foi a realização de excisão da zona de transformação do colo uterino através de cirurgia de alta frequência (CAF), com confirmação de NIC III e margens livres. Evoluiu com sangramento pós operatório abundante por 3 dias e necessitou infusão de fator VIII para controle hemostático. Discussão: A menorragia pode ser o único sintoma nas mulheres com DvW. O diagnóstico baseia-se na história pessoal e familiar de sangramento e nos exames laboratoriais que demonstrem defeito qualitativo e/ou quantitativo do fator de von Willebrad (FvW). Recomenda-se monitorar o fator VIII a cada 12 horas, no dia da cirurgia e diariamente a partir do primeiro dia pós-operatório.O tratamento inicial objetiva a elevação do FvW para níveis acima de 50% e da atividade do fator VIII à nível clinicamente aceitável.

Palavras-chave


doença de von Willebrand; menorragia

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.