Síndrome mononucleose-like: relato de caso e revisão literária
Palavras-chave:
mononucleose, toxoplasmose, mono-like, mononucleose-likeResumo
Introdução: A mononucleose-like ou mono-like caracteriza-se por adenomegalia generalizada de caráter agudo ou subagudo, febre e faringite. A etiologia da mononucleose-like relaciona-se com infecções recentes de agentes como: Citomegalovírus, Epstein barr, Toxoplasma gondii, o Trypanosoma cruzi, espécies de Bartonella e o vírus da imunodeficiência humana. Objetivo: Relatar um caso de possível reação cruzada de Mononucleose-like. Metodologia: Levantamento bibliográfico no MedLine e Lilacs. Relato de caso: Paciente J.A.S, 3 anos, sexo feminino, deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de dor abdominal e febre há uma semana, acompanhado de inapetência, amigdalite, vômitos, edema periorbital e exantema. Ao exame físico foi encontrado: Linfonodos de cadeias submandibulares e cervicais palpáveis, firmes e não aderentes. Abdome com dor à palpação profunda em região de hipocôndrio direito, com descompressão brusca negativa, com baço a 1,5 cm do RCE e fígado não palpável. Oroscopia com hiperemia de amígdalas, sem outras alterações. Aos exames laboratoriais apresentou leucopenia e plaquetopenia. As sorologias deram positivas tanto para mononucleose quanto para toxoplasmose. Mãe da paciente negou costume de dar “selinho” na boca da criança e relatou que ela brincou em areia de construção meses antes do quadro clínico. Conclusão: O quadro clínico de J.A.S. apresenta fatores indicativos tanto de mononucleose quanto de toxoplasmose, sendo impossível o diagnóstico não sorológico. A reação cruzada entre mononucleose-like e toxoplasmose acontece devido à presença de anticorpos IgM capazes de reconhecer um antígeno contra o qual este não foi especificamente gerado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.