Hamartoma de músculo liso
Palavras-chave:
hamartoma, músculo liso, malformação benignaResumo
Introdução: O hamartoma de músculo liso (HML) é uma malformação cutânea benigna e pouco frequente, caracterizada pela proliferação de fibras de músculo liso na derme, podendo ser congênito ou adquirido. Quanto a morfologia, descreve-se como placa de consistência firme ou elástica com elevações papulares, de coloração variada. A histopatologia se caracteriza por presença de múltiplas fibras musculares lisas, bem diferenciadas que seguem diferentes direções, dispostas aleatoriamente na derme superficial ou profunda. A intervenção terapêutica não é necessária, sendo indicada para melhora estética. Objetivo: Relatar um caso de hamartoma de músculo liso em paciente atendida no Ambulatório de Dermatologia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Metodologia: Avaliação clínica da paciente em questão, revisão de prontuário e de literatura relacionada ao tema exposto. Relato de caso: L.S.P., 50 anos, sexo feminino, branca, apresenta múltiplas pápulas acastanhadas, pruriginosas, bem delimitadas em região abdominal e dorsal à direita, há aproximadamente 5 anos, que aumentaram em tamanho e número. Realizada biópsia de lesão, cujo exame histopatológico demonstrou presença de feixes de musculatura lisa na derme reticular distribuídas ao acaso e entremeadas por colágeno, sugestivo de hamartoma de músculo liso. Realizado tratamento com crioterapia nas lesões, com melhora na aparência das mesmas, sendo que a paciente permanece em acompanhamento no ambulatório de Dermatologia. Conclusão: O HML apresenta características clínicas e histopatológicas que permitem a diferenciação em relação a outras dermatoses. Como há boa evolução clínica, não se associar com manifestações sistêmicas e não ter potencial de malignização não é necessária intervenção terapêutica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.