Avaliação do ângulo de carregamento em puérperas de hospital universitário de atenção secundária
Palavras-chave:
ângulos de carregamentos, primíparas, multíparasResumo
Introdução: entre a extremidade distal do úmero e proximais do rádio e ulna, forma- se o cotovelo; a extensão do braço e sua supinação produz no cotovelo uma angulação externa chamada de ângulo de carregamento, o qual pode ser medido com goniômetros. Esta angulação poderá aumentar com o uso de levantar e carregar objetos de peso. Objetivos: esta pesquisa pretende analisar as prováveis alterações do ângulo de carregamento de mulheres que tenham duas ou mais gestações anteriores de termo e, consequentemente, amamentado e carregado seus filhos. Estes ângulos são comparados aos de um grupo de estudo composto de puérperas primíparas, as quais evidentemente estarão iniciando a fase de aleitamento fisiológico, sem terem previamente cuidado de recém-nascidos. Metodologia: realizou-se a mensuração dos ângulos de carregamento de multíparas com duas ou mais gestações anteriores com goniômetro, comparados com grupo controle de puérperas primíparas. Resultados: como resultados estaticamente significantes observou-se que a média dos ângulos de carregamentos do membro dominante em multíparas (12,65o) é superior aos das primíparas (11,34°). Conclusão: a pesquisa revelou que há aumento do ângulo de carregamento em média para o membro dominante, em pacientes com gestações anteriores e cuidados maternais a seus recém-nascidos. Este fato poderá colaborar com prováveis ajustes em tratamentos de patologias das articulações dos cotovelos de mulheres.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.