Impacto nos pacientes e em sua qualidade de vida de atividades religiosas praticadas em unidade de dialise
Palavras-chave:
diálise renal, espiritualidade, qualidade de vidaResumo
Introdução: A doença renal crônica (DRC) pode necessitar de programa dialítico. Existem indícios de que atividades humanizadoras melhoram a qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. Dentre este tipo de atividades temos as atividades religiosas. Objetivos: Este estudo se propôs a analisar a reação de 30 pacientes portadores de DRC em programa de hemodiálise frente ao desenvolvimento de uma atividade religiosa durante a diálise. Metodologia: Foram entrevistados 15 pacientes participantes da atividade e 15 pacientes não participantes. Usamos um questionário aberto, interpretado com base na Análise de Conteúdo, para avaliar as repercussões da atividade religiosa sobre o tratamento dos pacientes e compreender suas opiniões. Resultados: A interpretação dos dados sugere que os pacientes aprovam esta atividade religiosa e acreditam que ela é benéfica. Apenas três pacientes mostraram-se indiferentes. Podemos apontar temáticas dominantes na fala dos entrevistados. Identificamos que a atividade religiosa praticada no ambiente da hemodiálise traz bem estar aos pacientes participantes, não importando os motivos que os levaram a participar e, mesmo os pacientes que não participam da atividade, enxergam a intervenção como positiva para seus colegas. Conclusão: Podemos inferir que a ampla maioria dos pacientes analisados tem uma reação positiva à atividade religiosa estudada e acredita que tal atividade deva ser continuada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.