Síndrome de Parsonage-Turner

Edie Benedito Caetano, Rafael de Madureira Ribas Costa, Cristina Schmitt Cavalheiro, Luiz Angelo Vieira

Resumo


Introdução: A síndrome de Parsonage-Turner (SPT) ou neuralgia amiotrófica (NA) foi descrita por Dreschfeld em 1887. Ela é normalmente caracterizada por crises de dor neuropática e subsequente paralisia irregular na extremidade superior, ocasionalmente associada com escápula alada; no entanto, é uma síndrome com uma ampla variedade de manifestações clínicas. Os médicos de diversas especialidades que recebem os relatos dos sintomas dessa doença por parte dos pacientes podem incorrer em um diagnóstico tardio e sucumbir a variáveis resultados.; Objetivos: A falta de controle definitivo para essa síndrome, ainda debilitante e rara, requer mais estudo e discussão, sendo o objetivo deste trabalho discutir epidemiologia, etiologia, quadro clínico, diagnóstico, diagnósticos diferenciais, tratamento e prognóstico da SPT; Metodologia: O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, com pesquisa em bancos de dados virtuais; Resultados: A doença apresenta uma ampla gama de manifestações clínicas, e os pacientes geralmente apresentam-se aos médicos de diferentes especialidades com queixa de dor intensa, de início súbito no ombro, que irradia para o braço ou pescoço e dura por horas ou semanas. Quando a dor desaparece, desenvolve-se uma paralisia flácida com fraqueza e atrofia muscular associada à perda sensorial da cintura escapular; Conclusões: O diagnóstico preciso pode ser desafiador e requer uma história completa e exame físico detalhado. Estudos de velocidade de condução nervosa e imagem auxiliam na avaliação. O tratamento consiste no controle sintomático. Os sintomas podem persistir durante mais do que um ano, mas a maioria dos pacientes evolui para resolução ao longo do tempo.

Palavras-chave


neurite do plexo braquial; plexo braquial; inflamação

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.