Influência da idade dos pais em recém-nascidos portadores da Síndrome de Down
Palavras-chave:
síndrome de Down, recém-nascido, idade materna, idade paternaResumo
Nesta pesquisa, investigamos mediante estudo retrospectivo, a influência da idade dos pais nos recém-nascidos portadores da síndrome de Down, diagnosticados clínica e citogeneticamente no Serviço de Genética Clínica do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) nos últimos vinte anos. As análises cromossômicas foram realizadas em 50 metáfases de linfócitos com coloração convencional de Giemsa e bandamento G em 85 recém-nascidos masculinos e 63 femininos portadores da síndrome de Down. Os resultados revelam que a idade média paterna se apresentou maior entre os recém-nascidos masculinos (36 anos) quando comparada aos femininos (33 anos); a diferença, porém, não foi significante. Quanto à variação (idade do pai – idade da mãe), verificamos que é significantemente maior entre os recém-nascidos masculinos (4,2 anos) quando comparada a dos femininos (2,2 anos). Portanto, esta nossa pesquisa é indicativa de que a idade paterna tem influência nos eventos cromossômicos durante a gametogênese, principalmente na segregação dos cromossomos 21 e Y, implicados na ocorrência e predominância do sexo masculino entre os recém-nascidos com síndrome de Down.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.