Grupo educativo: análise na mudança do estilo de vida de portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes tipo 2

Autores

  • Priscilla Tatiani de Goes Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9728-3152
  • Janie Maria de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2711-461X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2018v20i3a5

Palavras-chave:

doença crônica, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, estilo de vida saudável, dieta saudável, exercício

Resumo

Objetivos: O presente estudo teve como objetivo promover ações educativas e traçar o perfil do estilo de vida individual de um grupo de pacientes hipertensos ou diabéticos. Métodos: Caracteriza-se como descritivo-exploratório, por meio de pesquisa-ação, utilizando o instrumento Pentáculo do Bem-Estar de Nahas, com uma amostra de conveniência de nove indivíduos — pacientes de uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família em Sorocaba, São Paulo — que participaram de um grupo para atividades educativas envolvendo dinâmicas direcionadas aos temas alimentação saudável e prática de atividade física. A coleta de dados aconteceu em encontros semanais durante os meses de agosto e setembro de 2016. Resultados: O grupo caracterizou-se, predominantemente, por indivíduos do sexo feminino, com idades de 43 a 65 anos, com Ensino Fundamental, aposentados e portadores de hipertensão arterial sistêmica. Os indivíduos foram categorizados em três grupos (satisfatório, moderadamente satisfatório e insatisfatório), que estão relacionados aos cinco componentes do pentáculo. Entre os fatores que dificultam a adesão ao tratamento e o controle da hipertensão e da diabetes evidenciam-se a falta de interesse na participação de grupos educativos, a baixa instrução e a desvalorização das informações e das atividades desenvolvidas no grupo. Conclusão: Constatamos que as informações obtidas no grupo, o apoio e a motivação dada pelos profissionais não foram suficientes para mudar o comportamento dos indivíduos para a adoção de hábitos saudáveis.

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Biografia do Autor

Priscilla Tatiani de Goes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Janie Maria de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

1.
Oliveira PT de G, Almeida JM de. Grupo educativo: análise na mudança do estilo de vida de portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes tipo 2. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 3º de dezembro de 2018 [citado 21º de dezembro de 2024];20(3):142-9. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/31780

Edição

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Artigo Original