Necrólise epidérmica tóxica secundária ao uso de hidroxicloroquina em paciente com Chikungunya: relato de caso

Renata Cândido Borges, Luis Arthur Brasil Gadelha Farias, Rosa Priscila Oliveira Monte Andrade, Edmara Bezerra Guerra da Costa, Antônio Rene Diógenes de Sousa, Maria Araci Pontes Aires

Resumo


Necrólise epidérmica tóxica (NET) é uma síndrome dermatológica de hipersensibilidade farmacológica. A associação com o uso de hidroxicloroquina é extremamente rara; relatamos o caso de paciente do sexo feminino, 48 anos, obesa, que após quadro de Chikungunya evoluiu com persistência das dores articulares e foi tratada com hidroxicloroquina, apresentando lesões eritemato-bolhosas-descamativas compatíveis com NET, após 22 dias de uso da medicação. A paciente evoluiu com remissão completa do quadro após um mês de terapia de suporte e antibioticoterapia para infecção secundária.


Palavras-chave


febre de Chikungunya; hidroxicloroquina; efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos; erupção por droga; síndrome de Stevens-Johnson; dermatopatias

Texto completo:

PDF

Referências


Lyell A. Toxic epidermal necrolysis: an eruption resembling scalding of the skin. Br J Dermatol. 1956;68(11):355-61. https://doi.org/10.1111/j.1365-2133.1956.tb12766.x

Harr T, French L. Toxic epidermal necrolysis and Stevens-Johnson syndrome. Orphanet J Rare Dis. 2010;5:39. https://doi.org/10.1186/1750-1172-5-39

Fritsch PO, Sidoroff A. Drug induced Stevens- Johnson syndrome/toxic epidermal necrolysis. Am J Clin Dermatol. 2000;1(6):349-60. https://doi.org/10.2165/00128071-200001060-00003

Callaly EL, FitzGerald O, Rogers S. Hydroxychloroquineassociated, photo-induced toxic epidermal necrolysis. Clin Exp Dermatol. 2008;33(5):572-4. https://doi.org/10.1111/j.1365-2230.2008.02704.x

Lateef A, Tan KB, Lau TC. Acute generalized exanthematous pustulosis and toxic epidermal necrolysis induced by hydroxychloroquine. Clin Rheumatol. 2009;28(12):1449-52. https://doi.org/10.1007/s10067-009-1262-4

Halevy S, Ghislain PD, Mockenhaupt M, Fagot JP, Bouwes Bavinck JN, Sidoroff A, et al. Allopurinol is the most common cause of Stevens–Johnson syndrome and toxic epidermal necrolysis in Europe and Israel. J Am Acad Dermatol. 2008;58(1):25-32. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2007.08.036

Murphy M, Carmichael AJ. Fatal toxic epidermal necrolysis associated with hydroxychloroquine. Clin Exp Dermatol. 2001;26(5):457-8. https://doi.org/10.1046/j.1365-2230.2001.00857-3.x

Hu C, Lu L, Wan J, Wen C. The pharmacological mechanisms and therapeutic activities of hydroxychloroquine in rheumatic and related diseases. Curr Med Chem. 2017;24(20):2241-9. https://doi.org/10.2174/0929867324666170316115938

Mathew A, Ganapati A, Kabeerdoss J, Nair A, Gupta N, Chebbi P, et al. Chikungunya infection: a global public health menace. Curr Allergy Asthma Rep. 2017;17(2):13. https://doi.org/10.1007/s11882-017-0680-7

Wiacek MP, Bobrowska-Snarska D, Lubin´ ski W, BrzoskoM, Modrzejewska M. What is new in recommendations on ophthalmological screening in patients treated with chloroquine and hydroxychloroquine? Update and literature review. Niger J Clin Pract. 2017;20(8):919-23. https://doi.org/10.4103/njcp.njcp_380_16




DOI: https://doi.org/10.23925/1984-4840.2019v21i1a9

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.