Questões ideológicas de eqüidade na atenção à saúde no Brasil - um estudo do período 1993 – 2000
Palavras-chave:
equidade em saúde, atenção à saúde, pesquisa qualitativa, ideologia, sistema de saúdeResumo
Introdução: desde 1988 a Constituição Federal do Brasil tem preconizado o principio da eqüidade na atenção à saúde, incluindo a afirmação do direito universal de atenção à saúde e acesso igualitário ao conjunto completo de ações de saúde, da atenção primária aos serviços especializados. Entretanto, em 2000, pouco progresso pode ser observado. O presente estudo tem por objetivo encontrar explicações para esta falha política, a partir da análise das atas das reuniões de um elevado órgão, responsável pela tomada de decisões. Métodos: foram analisadas as atas do Conselho Nacional de Saúde do período 1993-2000, utilizando-se abordagem da análise de discurso, apoiada na Teoria Crítica. A análise se concentrou nos conceitos de eqüidade empregados pelos diferentes e freqüentemente discordantes grupos de interesse representados no Conselho. Resultado e Discussão: eqüidade, enquanto valor político, foi constantemente minada por alguns grupos que, tanto explícita quanto implicitamente, propõem modelos alternativos de atenção à saúde, incluindo, por exemplo, atenção mediante pagamento, ou considerando custo-efetividade como mais importante do que eqüidade. Distintos modelos podem ser detectados no discurso dos conselheiros, incluindo propostas da Nova Direita para a minimização da atenção à saúde provida pelo Estado. Conclusão: poderosas facções no Brasil têm sido bem sucedidas quanto a evitar a implementação de um princípio fundamental da política nacional de saúde.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.