Mediastinite
Palavras-chave:
mediastinite, cirurgia torácica, complicações pós-operatóriasResumo
A esternotomia mediana, que começou a ser utilizada no século 9, trouxe com ela o aparecimento de infecções na região do mediastino que, apesar da sua baixa incidência em estudos mais recentes, é de mortalidade elevada. As bactérias gram-positivas, particularmente o Staphylococus aureus ou o Staphylococus epidermides, são responsáveis por 70% a 80% dos casos. O diagnóstico de mediastinite é caracterizado pela associação da instabilidade do esterno com a presença de coleção purulenta retroesternal. O tratamento da mediastinite pode variar desde a terapêutica com antibióticos até a esternectomia com complexas técnicas de reconstrução plástica.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.