Relação entre a ocorrência de asma em crianças com: nível educacional dos cuidadores, renda domiciliar e condições de moradia
Palavras-chave:
asma, criança, cuidadores, fatores socioeconômicosResumo
Objetivo: verificar a associação entre o nível educacional dos pais e/ou cuidadores, a renda domiciliar e as condições de moradia com a prevalência de asma em crianças atendidas em serviço público e privado da região de Sorocaba - SP. Métodos: estudo caso controle a partir da aplicação de três questionários a 138 pais/ou cuidadores das crianças participantes, sendo 72 asmáticas (diagnosticadas por critérios clínicos). Do total da amostra, 58 eram pacientes do Ambulatório de Pneumologia Pediátrica de um serviço público e 80 de um serviço privado. Resultados: a porcentagem de crianças com diagnóstico de asma foi significantemente maior no grupo com menor escolaridade materna, apresentando 7,2 vezes maior chance de ter asma, com p 0,02. Quanto à renda per capita, a porcentagem de crianças com diagnóstico de asma foi semelhante nos extremos (menos que um e mais do que três salários mínimos por mês) e maiores do que na faixa intermediária (um a três salários mínimos por mês), apresentando X2 14, 36 e com p 0,0008. Quanto às “condições de moradia” não houve diferenças estatísticas significativas nos grupos de crianças portadoras ou não de asma. Conclusões: observou-se maior prevalência de asma em populações mais e menos favorecidas financeiramente e naquelas em que as mães apresentaram menor escolaridade, e estes resultados estão de acordo com a maioria dos dados da literatura. A análise da variável “condições de moradia” das amostras não mostrou resultados significativos estatisticamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.