Apresentação atípica de necrobiose lipoídica em paciente jovem
Resumo
Introdução: a necrobiose lipoídica (NL) é uma dermatite granulomatosa crônica rara, que caracteriza-se clinicamente por placas marrom-amareladas localizadas normalmente na região pré-tibial e apenas 15% dos casos tem apresentação extra-tibial. Descrição do Caso: Paciente do sexo feminino, 23 anos de idade, branca, diabética tipo I há 12 anos. A queixa é de lesão crescente no abdômen há 5 anos, no local onde costuma aplicar insulina; a paciente também referiu prurido na lesão. Ao exame físico, pode-se observar placa maculopapulosa acastanhada, de aproximadamente 5,0 cm, em região periumbilical. Diante disso, foi solicitada biópsia de pele que identificou dermatite granulomatosa intersticial com degeneração do colágeno e leve infiltrado perivascular linfoplasmocitário, sugerindo necrobiose lipoídica. Discussão: a etiologia da NL não está esclarecida, mas em 60% dos casos o paciente é diabético ao apresentar a NL e, em 25% dos casos a NL coincide com o início do diabetes. Além disso, os casos estão mais associados a pacientes insulinodependentes. O diagnóstico é clínico, complementado pelo exame histopatológico, principalmente em casos de início recente ou apresentação atípica. Conclusão: o caso relatado ilustra uma dermatose rara, com manifestação mais precoce que o habitual e em apresentação atípica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.