Displasia do desenvolvimento do quadril
Resumo
Introdução: A Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDP) é uma condição, anteriormente conhecida como Luxação Congênita do Quadril (LCQ), que consiste em relações anormais entre a cabeça femoral e a cavidade acetabular, incluindo uma forma acetabular anormal (displasia), que pode ser acompanhada ou não de um deslocamento parcial (subluxação) ou completo (luxação) da cabeça femoral. A incidência de DDP é diferente quando se leva em consideração a raça, por ser rara em negros, e a área geográfica analisada. Aproximadamente 1 em cada 1.000 nascidos pode nascer com o quadril luxado e 10 em cada 1.000 nascidos com o quadril subluxado, ou instável. Objetivos: Relatar um caso clínico de displasia do desenvolvimento do quadril e correlacionar o quadro do paciente em questão com a literatura sobre o assunto Metodologia: Análise de informações clínicas obtidas através do prontuário disponibilizado na Unidade Básica de Saúde – Sorocaba I e de atendimento em consulta de puericultura, junto com resultados de exames de imagens realizados em múltiplas instituições. RELATO DE CASO: Paciente, 5 meses, nascido de parto normal, termo (37 4/7 semanas), Apgar 8 no primeiro minuto e 9 no quinto minuto, 48 cm, 3470g, sem intercorrências peri e pós-parto, após 11 consultas de pré-natal, apresentou Sinal de Ortolani positivo ao lado direito já no berçário e ao lado esquerdo durante as consultas de puericultura. Houve encaminhamento para acompanhamento com o ortopedista, que solicitou exames de imagem para confirmação diagnóstica de DDQ. O resultado dos exames favorece a confirmação de tal condição. O tratamento está sendo realizado com fralda de Frejka. Conclusão: A Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ) é uma patologia não rara, mas menos comum como apresentação bilateral, como o caso apresentado. Ressalta-se a importância exame físico de triagem para diagnóstico precoce dessa condição. É necessário sempre buscar o melhor tratamento para o paciente, visando evitar a necessidade de correção cirúrgica. O conhecimento da classificação e gravidade da DDQ auxilia na elucidação do melhor tratamento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.