Avaliação de eventos cardiovasculares em pacientes soropositivos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Resumo
Introdução: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) acomete 37 milhões de pessoas atualmente. Em estudos recentes, pesquisadores encontraram relação entre HIV e doenças cardiovasculares. A terapia antirretroviral, ao passo em que proporcionou aumento da expectativa de vida, também ocasionou efeitos adversos, aumentando probabilidade de doença cardiovascular de origem aterosclerótica. Objetivos: Associar Escore Global de Risco com variáveis clínicas e laboratoriais dos pacientes infectados pelo vírus HIV; Comparar os resultados dos exames dos pacientes nos três grupos de risco cardiovascular; Verificar se estar em um dos grupos de risco está relacionado com a presença de determinados hábitos, características, tipo de tratamento ou comorbidade. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal com análise de 78 prontuários dos pacientes soropositivos para HIV, em acompanhamento no CHS. Foram avaliados a presença de eventos cardiovasculares, carga viral, tempo de diagnóstico, perfil lipídico, glicemia, hemograma e Escore Global de Risco. Resultados: Os pacientes da amostra são em maioria homens, (59%), a mediana de idade é 45 anos, com baixo risco cardiovascular (42,3%), perfil não tabagista (70,5%), sem diabetes (87,2%) e sem hipertensão arterial sistêmica (76,9%). A carga viral detectável ocorreu apenas em (33,3%) dos 78 pacientes e para triglicerídeos, a mediana foi 165 mg/dl. Em relação as classificações do Escore Global de Risco, a idade dos pacientes, glicemia de jejum, triglicérides, pressão diastólica e quantidade de células CD8 são diferentes para os riscos baixo, intermediário e alto. Além disso, sexo, histórico de tabagismo e diagnósticos de diabetes e hipertensão têm índices divergentes em cada grupo de risco de doença cardiovascular. Conclusões: Pacientes infectados pelo HIV apresentam fatores que interferem no risco cardiovascular. Quanto mais velhos e maiores quantidades de LDL, triglicérides, pressão arterial sistólica e de células CD8 maior aumento da chance de ser classificado como risco alto de doença cardiovascular.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.