Utilização de modelos 3D como recurso didático no ensino de embriologia do sistema nervoso central
Resumo
Introdução: O advento da impressão 3D impulsionou avanços para as ciências da saúde e hoje em dia, modelos em 3D são utilizados para facilitar o ensino de diversas disciplinas, mas tem sido pouco utilizada para o ensino de embriologia. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi desenvolver modelos 3D do sistema nervoso central (SNC) para serem utilizados nas aulas de embriologia e avaliar sua aplicabilidade como recurso didático. Métodos: Realizamos o projeto em três fases: 1) Desenvolvimento dos modelos utilizando o software “Autodesk 123D Design”. 2) Confecção dos modelos na impressora da PUC-SP no Parque Tecnológico de Sorocaba. 3) Utilização dos modelos pelos alunos do 2° ano de Medicina, na consultoria de embriologia da eletiva “Regulação neural e comportamento humano”, no qual dividimos 29 alunos em 2 grupos: grupo 1 (controle) respondeu um pré-teste, assistiu uma aula sobre embriogênese do SNC e respondeu um pós-teste. O grupo 2 (estudo) seguiu essas etapas, mas utilizou os modelos 3D antes de responder ao pós-teste. O presente projeto foi devidamente submetido à plataforma Brasil e aprovado pelo comitê de ética em experimentação em seres humanos da FCMS (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde) da PUC-SP Resultados: Analisamos se havia diferença entre os grupos antes da aula com os resultados do pré-teste e atestamos que não, obtendo um p de 0,2368 entre os grupos , com média de acertos de 2,26 para o controle e DP de 1,22 contra 1,01 para DP e média de acertos de 2,57 para o estudo.. Comparamos os resultados do pós-teste dos grupos e não obtivemos diferença significativa, com um p de 0,2337, indicando que ambos aprenderam, embora o grupo estudo tenha uma média maior de acertos, com 4,14 versus 3,86 do controle, com DP de 0,91 para o controle e 1,0 para o estudo. Conclusão: Os autores acreditam sim que o uso de diferentes tipos de tecnologias e recursos didáticos modernos podem ser utilizados nas salas de aula, com o intuito de oferecer ao aluno um arsenal mais rico de modelos pedagógicos e manter a instituição de ensino atualizada no que se refere em inovação em educação. De fato, não podemos afirmar que o uso da dinâmica com os modelos 3D é mais eficaz do que o ensino tradicional de embriologia, mas o feedback dos alunos para com a dinâmica foi extremamente positivo, sendo notório que eles se divertiram enquanto seu conhecimento estava sendo testado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.