Leucemia linfocítica crônica associada a outras neoplasias
Palavras-chave:
leucemias, leucemia linfocítica crônica, neoplasias, câncer gástrico, câncer de mama, câncer de pele, hematologiaResumo
Introdução: A Leucemia Linfocitica Crônica (LLC), drentre as leucemias da série branca, é mais prevalente. Apresentou em 2016 uma incidência de 10.070 novos casos no Brasil. A LLC é definida como “acumulativa” devido ao acúmulo de lifocitos B jovens e neoplasicos na medula óssea, no sangue e em tecidos linfaticos. A doença cursa com um quadro clínico heterogêneo e pouco específico, a maioria dos pacientes são clinicamente assintomático, porém possuem um achado laboratorial comum, lifocitose evidenciada no hemograma. Objetivo: O objetivo desse esstudo foi relatar um caso de LLC e, encotrar uma associação entre a leucemia e o surgimento de neoplasias secundárias, como no caso. Material e método: Trata-se de um estudo descritivo baseado na análise do prontuário, anamnese do paciente, exames complementares e revisão da literatura. Relato de caso: Paciente, com queixa de cansaço, letargia e parestesias, foi encaminha ao serviço de hematolgia, do CHS, há 3 anos com diagnóstico prévio de leucemia, confirmado com exames de imunofenotipagem e biópsia de medula há 16 anos. Nunca realizou tratamento especifico para LLC, pois a conduta era concervadora. Porém realizou tratamento oncologico com quimioterapia e radioterapia para outros cânceres (mama, estômago e pele). Discussão e Conclusões: Comparando o caso relatado com a literatura, foi constatado que existe uma associação entre neoplasias secundárias e LLC. Alguns autores atribuem esse fato à imunodeficiência, mas ressaltam a importância de mais investigações, pois essa relação ainda é pouco concreta. Contudo, afirmam que quando existir LLC associada a outras neoplasias haverá piora do prognóstico, com maior índice de mortalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.