Teratoma sacroccígeno
Palavras-chave:
teratoma sacrococcígeo, tumor de medula espinhal, tumor de células germinativasResumo
Introdução: O teratoma é caracterizado como um tumor de células germinativas, sendo a localização mais comum extragonadal a sacrococcígea. Esta neoplasia é mais frequente no período neonatal. A maior parte destes tumores é benigna havendo, no entanto, um risco de malignização com a idade. O seu diagnóstico e tratamento devem ser precoces para um bom prognóstico. Objetivo: Descrever o caso de uma paciente com um teratoma sacrococcígeo que foi operada tardiamente. Relato de caso: Paciente do sexo feminino de dois anos, encaminhada ao serviço do GPACI para passar com um cirurgião pediátrico, para avaliar cisto em região sacrococcígea. Realizado a cirurgia para retirada do teratoma sacrococcígeo, classificada como tipo I. Discussão: Os teratomas sacrococcígeos são classificados segundo Altman e col. quanto a sua localização anatômica. O diagnóstico é na maioria das vezes clínico, sendo os exames de imagem utilizados para delimitar a lesão. Faz diagnóstico diferencial com meningomielocele, principalmente. O tratamento de escolha é a excerese precoce, evitando o risco de malignização. Conclusão: O teratoma é a principal forma de neoplasia no recém-nascido, sendo muitas vezes diagnosticadas intra-útero. Seu diagnóstico e tratamento devem ser precoces.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.