Linfangiectasia

José Otávio Alquezar Gozzano, Maria Luiza Coelho Gozzano, Maria Carolina Coelho Gozzano, Maria Beatriz Coelho Gozzano

Resumo


Introdução: O linfangioma (LG) é uma má formação decorrente da falha de comunicação da linfa com o sistema linfático. É composto por vesículas de conteúdo translúcido agrupadas sob a forma de placas na pele, acometendo a derme profunda e subcutânea e se caracteriza por alterações ectásicas superficiais secundárias. O LG circunscrito surge mais comumente ao nascimento ou durante a infância, podendo involuir espontaneamente. Normalmente se localiza em regiões cervico-facial, axilar e torácica. A linfangiectasia (LT), conhecida também como linfagioma secundário, é uma alteração que se desenvolve em áreas da pele na qual ocorreu obstrução ou destruição da drenagem linfática cutânea, determinando ectasia de vasos linfáticos superficiais. Na LT, a alteração linfática está restrita à derme papilar e pode ser consequência de traumas, doença do Crohn, ganho de peso excessivo e ação de endrógeno. Objetivo: Relatar caso de paciente com diagnóstico de LT após trauma. Metodologia: Paciente diagnosticada com LT atendida em serviço ambulatorial e revisão de literatura. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 26 anos, refere pequeno nódulo na pele em região do hipocôndrio direito com crescimento do mesmo. Nega dor e prurido e uso de medicamentos. Relata mamoplastia com colocação de próteses há 2 anos. Ao exame: pequeno nódulo, normocrômico, móvel, superficial e assintomático em região de hipocôndrio direito infra-mamário. Foi solicitado USG que apresentou características sugestivas de linfonodo. Ao realizar biópsia excisional da lesão, se constatou proliferação e ectasia de vasos linfáticos tortuosos, sugestivo de ser LG. Hipótese diagnóstica: LT. Tratamento: exérese cirúrgico. Conclusões: A LT é uma ocorrência rara, sendo importante o diagnóstico precoce para o tratamento adequado, visando a melhor qualidade de vida para o paciente.

Palavras-chave


linfangiectasia; linfangioma secundário

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.