kerion Celsi

José Otávio Alquezar Gozzano, Maria Carolina Coelho Gozzano, Maria Luiza Coelho Gozzano, Maria Beatriz Coelho Gozzano

Resumo


Introdução: Tinea capitis (TC) é considerada a dermatofitose mais comum em crianças entre 6 e 10 anos. A TC é uma infecção extremamente contagiosa causada por fungos dos gêneros Microsporum e Trichophyton que podem estar presentes em animais e humanos. Normalmente encontram-se em camadas superficiais da pele e são capazes de invadir o estrato da córnea e outras estruturas queratinizadas como cabelos e unhas. A TC é caracterizada por descamação acompanhada de alopecia no couro cabeludo, podendo acometer cílios e sobrancelhas ou em casos mais agravantes, erupção pustular eritematosa de Kerion Celsi (KC), manifestada como placa dolorosa, podendo evoluir para alopecia cicatricial. O diagnóstico de TC é feito através de exame clínico com auxílio de lâmpada de Wood e do exame micológico. KC caracterizase histologicamente por infiltrado neutrofílico ou granulomatoso, ou ambos e em estágios tardios resultam em cicatriz fibrótica. Seu tratamento é eficaz com antifúngicos orais, sendo a griseofulvina o medicamento de escolha. Objetivo: Relatar caso de paciente com diagnóstico de tinea capitis com Kerion Celsi. Metodologia: Paciente diagnosticado com Kerion Celsi atendido em serviço ambulatorial e revisão de literatura. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, seis anos, apresentava lesão em couro cabeludo há 30 dias, referiu prurido e alopecia na região afetada. Nega outras doenças e quadros semelhantes na família. Tem contato com crianças e animais. Ao exame: placa supurativa em região de vértice, com pequenas crostas em couro cabeludo e área de alopecia na região. Apresentava prurido e dores leves. Hipótese diagnóstica: KC. Como conduta, foi prescrito griseofulvina com melhora do quadro em 2 meses. Conclusões: O diagnóstico precoce de TC é importante para evitar alopecia cicatricial e alterações na vida social do paciente.


Palavras-chave


tinea capitis; Kerion Celsi

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.