Comunicação interventricular pós-infarto agudo do miocárdio

José Roberto Maiello, Dante Hideo Uemura

Resumo


Introdução: A Comunicação Interventricular é uma das principais complicações mecânicas que ocorre após o Infarto Agudo do Miocárdio. Trata-se de evento raro, com incidência cada vez menor após o advento da terapia trombolítica. Mesmo assim, ainda está relacionada com alta mortalidade quando não diagnosticada e tratada adequadamente. Objetivo: Relatar o caso de um paciente diagnosticado com comunicação interventricular pós-infarto agudo do miocárdio. Além disso, apresentar uma revisão da literatura sobre o assunto. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, feito a partir da revisão da literatura, do prontuário e dos exames de um paciente que apresentou comunicação interventricular pós-infarto agudo do miocárdio, sendo o diagnóstico e tratamento realizados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 54 anos, foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST em parede anterior extensa. Não foi realizado terapia trombolítica e o paciente evoluiu com choque cardiogênico. O paciente foi internado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, onde realizou exames que constataram comunicação interventricular. O paciente foi submetido à intervenção cirúrgica de correção da comunicação com Patch de pericárdio bovino, mas no pós-operatório imediato evoluiu para óbito. Discussão e conclusões: O uso adequado de trombolíticos diminuiu a incidência de comunicação interventricular em cerca de dez vezes. O diagnóstico definitivo pode ser feito através do ecocardiograma, mas outros exames podem complementar a suspeita. Atualmente reconhece-se a importância da intervenção cirúrgica, mesmo em pacientes hemodinamicamente estáveis, pelo risco do aumento de tamanho da ruptura septal. O tratamento adotado é baseado no controle clínico com inotrópicos, uso de balão intra-aórtico em casos instáveis, e realização de cirurgia precoce.

Palavras-chave


comunicação interventricular; infarto agudo do miocárdio; cirurgia cardíaca; mortalidade

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.