Pneumonia por psitacose

Carlos Alberto Emilio Leopoldo Lazar, Paula Regina Zamuner Zéca

Resumo


Introdução: Psitacose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Chlamydia psittaci. A infecção humana ocorre pelo contato com pássaros infectados e da inalação de poeira fecal aerossolizada. A bactéria acomete principalmente os pulmões, resultando em sinais e sintomas muito semelhantes à pneumonia atípica, a confirmação diagnóstica pode ser realizado pela pesquisa da reação em cadeia da polimerase (PCR) com sequências específicas para detecção do agente etiológico. Objetivo: relatar um caso de pneumonia por Chlamydia psittaci que evoluiu para insuficiência respiratória aguda, e óbito. Metodologia: as informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e revisão da literatura. Relato de caso: paciente do sexo masculino, 48 anos, criador de calopsitas e papagaios, sem comorbidades anteriores. Foi internado com história de dispneia e fadiga e tosse produtiva há 4 meses, havia iniciado tratamento para pneumonia adquirida na comunidade (PAC) há 2 meses, porém há 2 semanas da data de internação teve importante piora do quadro de dispneia com hemoptise, febre e dessaturação em ar ambiente, dependente de ventilador. Estertores crepitante evoluíram para roncos e estertores subcrepitantes, e acidose respiratória não compensada. Tomografia Computadorizada de tórax apresentava áreas de opacificação em vidro fosco em ambos os pulmões com áreas de aprisionamento aéreo em mosaico e micronódulos difusos. Posteriormente o paciente foi intubado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. Contudo, paciente foi a óbito pela insuficiência respiratória pela broncopneumonia por clamídia psitácea confirmada com o PCR. Conclusões: o caso relatado traz à luz a discussão de uma doença facilmente confundível com PAC, retardando o tratamento adequado e levando à sérias consequências.

Palavras-chave


psitacose; Chlamydia psittaci; pneumonia

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.