Biópsia ventricular e terceiro ventriculostomia

Paulo Henrique Pires de Aguiar, Jacqueline Akemi Nishio Juhasz, Ricardo Hiroshi Murashita Fujiki

Resumo


Introdução: As vantagens de se realizar uma terceiro ventriculostomia endoscópica (ETV) incluem: a ausência de material implantado que pode exigir revisão, visualização direta de estruturas internas e a capacidade de realizar procedimentos adicionais, como uma biópsia de uma lesão obstrutiva, que pode reduzir a pressão intracraniana e obter um tecido patológico através de um único procedimento. Comparada à biópsia estereotáxica, a biópsia neuroendoscópica é mais vantajosa, pois, possibilita visualização direta do tecido alvo através do endoscópio. Objetivo: Avaliar e discutir, por meio de uma revisão de literatura e de um relato de caso, técnica cirúrgica de biópsia ventricular e terceiro ventriculostomia. Metodologia: Utilizou-se o banco de dados PUBMED para realização da revisão de literatura com MeSH terms “neuroendoscopic biopsy” e “endoscopic third ventriculostomy review”. Utilizou-se também de imagens intraoperatórias do caso relatado, bem como informações do prontuário. Relato de caso: Paciente de 60 anos, encaminhado ao serviço de neurologia com quadro de confusão mental com alteração de comportamento, sem rebaixamento do nível de consciência. Foi realizada tomografia computadorizada onde foi constatada lesão em região ventricular e uma Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN). Optou-se pela realização de biópsia ventricular com técnica neuroendoscópica com a ajuda de neuronavegação e realização de terceiro ventriculostomia. Conclusões: Concluímos que o crescente desenvolvimento da técnica neuroendoscópica viabiliza o acesso a regiões do encéfalo, consideradas antes de difícil acesso, através de um método menos invasivo que, associado a utilização de métodos de imagem, como a neuronavegação, aumenta a eficácia cirúrgica e diminui o número de complicações.

Palavras-chave


biópsia neuroendoscópica; terceiro ventriculostomia endoscópica; revisão

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.