Amputação de reto abominoperineal no tratamento de câncer de reto baixo

Gisele Moreira, Bruna Martinez Sales, Dante Hideo Uemura

Resumo


Introdução: O câncer colorretal é um sério problema da saúde mundial e é o terceiro mais prevalente tipo de câncer tanto em homens quanto mulheres. Os sintomas estão relacionados à localização do tumor, sendo que 25% são neoplasias em reto, que cursam com sangramento, alteração do ritmo intestinal e tenesmo. O diagnóstico é confirmado através de uma colonoscopia com biópsia e uma tomografia. Objetivo: Relatar o caso de um paciente diagnosticado com Neoplasia de Reto Baixo, abordar medidas de rastreamento, diagnóstico e tratamento da patologia. Material e método: Trata-se de um estudo descritivo de um paciente com adenocarcinoma tubular moderadamente diferenciado em reto baixo, sendo o tratamento cirúrgico realizado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Relato de caso: paciente, masculino, 60 anos. Procura o serviço de saúde há 1 ano devido sangramento vivo em fezes e alteração do ritmo intestinal. Ao exame de toque apresentava massa palpável próximo ao orificio anal. Para confirmação do diagnóstico, foram solicitados colonoscopia mais biópsia e tomografia computadorizada, que demonstraram presença de massa neoplasica em reto distal. Paciente foi então encaminhado ao serviço de oncologia clínica e cirurgia do CHS. Como tratamento foi determinado quimioterapia e radioterapia neoadjuvante e excisão cirúrgica da lesão neoplásica. Discussão e conclusão: o caso relatado e publicações levantadas trazem à luz a discussão da terapêutica da neoplasia em questão, e sobre a necessidade de um diagnóstico inicial rápido para limitar a evolução da doença e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Além ressecção abdominoperineal do reto, muito praticada no passada, novas técnicas de abordagem foram desenvolvidas, como a excisão mesorretal, que quando associadas com terapias neoadjuvantes apresentam melhores resultados de cura e na qualidade de vida do paciente. 

Palavras-chave


câncer colorretal; tratamento; amputação; terapia neoadjuvante; neoplasias; cirurgia

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.