Tumores neuroendócrinos gastrointestinais e pulmonares: aspectos anatomopatológicos e correlações com KI67

Maria Cecília Ferro, Júlia Blumke Adde

Resumo


Introdução: Os tumores neuroendócrinos (TNEs) possuem distribuição difusa por todo o corpo, sendo as sedes mais frequentes o trato gastrointestinal (TGI) e o pulmão. Os TNEs possuem significativas chances de metastizar e sua incidência aumentou mais de 5 vezes de 1975 para 2010. Assim, torna-se indispensável à utilização de técnicas que ajudem no diagnóstico e prognóstico, como imunohistoquímica com o marcador de proliferação celular Ki67. Objetivo: Avaliar os níveis expressos de Ki67 nos TNEs do TGI e pulmão e sua relação com o prognóstico. Metodologia: Foi feita uma análise retrospectiva de 61 casos de TNEs do TGI e pulmão, com avaliação das características patológicas do tumor, como extensão da lesão, presença de metástases e correlação com Ki67. Resultados: Na casuística analisada, os TNE do TGI corresponderam a 50,8% dos casos analisados. Ambas as sedes têm uma incidência maior no sexo masculino e na faixa etária entre 61 e 70 anos. Em relação aos pulmonares, a mediana de 65 anos no gênero masculino foi significantemente (P = 0,0043) maior do que a observada no feminino (52,5 anos). No TGI, a sede mais frequente foi o reto. A análise pelo teste do Qui Quadrado mostrou maior frequência de G1 e G2 no TGI e de G3 no pulmão (classificação da OMS). Dos 61 casos analisados, 20 apresentavam embolia carcinomatosa, metástases em outros sítios ou metástases em linfonodos, ora isoladas, ora concomitantes, sendo que as metástases em linfonodos foram significantemente (P = 0,0081) mais frequentes. Conclusão: Desta forma, conclui-se que para adequada avaliação diagnóstica dos TNE é fundamental a quantificação do Ki67, além da aferição do tamanho da lesão, para assim prever o prognóstico, auxiliando no diagnóstico e no tratamento. Os levantamentos feitos no presente trabalho são importantes para se conhecer a realidade local dos TNE em comparação com a literatura existente.

Palavras-chave


tumores neuroendócrinos gastrointestinais e pulmonares; Ki67; aspectos anatomopatológicos

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.