Gravidez na adolescência: do fenômeno social a possíveis intervenções
Palavras-chave:
gravidez na adolescência, adolescência, sexualidadeResumo
Introdução: A Unidade Básica de Saúde, UBS, Ulisses Guimarães, localizada na Rua Ferdinando Irineu Corra, 36 - Parque Vitoria Regia, Sorocaba – SP recebe os alunos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, dentro das atividades de Práticas de Atenção à Saúde. Nessa atividade, alunos do segundo ano do curso de medicina puderam observar a população e perceber suas principais características. Assim, identificaram que a gravidez em adolescentes tem gerado discussão e preocupação para as equipes de saúde da família em atividade na UBS e a Direção da Escola Estadual Sarah Salvestro, localizada na área de abrangência da UBS. Considerando que o município de Sorocaba segue a anos sem diminuir sua taxa de mortalidade infantil e a gravidez prematura está relacionada ao aumento dessa taxa, é de grande importância abordar esse problema. Objetivo: Diante disso, alunos da faculdade de medicina optaram por ampliar as discussões sobre as questões sociais e culturais envolvidas na gravidez em adolescentes. Metodologia: Para isso, realizaram entrevistas com gestantes adolescentes e realizaram uma intervenção, através de palestras, na escola Sarah Salvestro. Resultados: Durante as entrevistas, as garotas mostraram que a gravidez havia trazido mudanças negativas, como a dificuldade de seguir seus estudos e sonhos, mesmo assim, a maternidade é algo de grande valor para elas. Nas palestras, os estudantes se interessaram em aprender sobre métodos contraceptivos e os impactos de uma gestação indesejada, apesar disso relutaram em pegar camisinhas oferecidas. Conclusão: O impacto das entrevistas e palestras foi positivo e um aprendizado pessoal para os alunos de medicina.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.