Levantamento de dados e perfil de candidatos a doadores de medula óssea no hemonúcleo de Sorocaba

José Mauro da Silva Rodrigues, Gabriel Murad Takao, Jacqueline Alves Rena, Marcelo Gil Cliquet

Resumo


Introdução: O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) é um banco de dados com informações de candidatos a doação de medula óssea. Verificada compatibilidade, o doador é chamado para uma segunda tipificação de HLA onde são coletados mais dados. Objetivos: Caracterizar os candidatos à doação de medula óssea do Hemonúcleo de Sorocaba, quem realizou a segunda tipificação e quem realizou o procedimento, de 2013 a 2016. Metodologia: Analisamos, durante este período, o número total de doações, segunda tipificações e candidatos à doação que se cadastraram no Hemonúcleo de Sorocaba. Verificamos dentre as segundas tipificações: sexo, faixa etária, estado civil, religião, escolaridade. Computamos dos candidatos que realizaram a doação: sexo, faixa etária e escolaridade. Resultados: Os novos cadastros à doação de medula óssea, de 2013 a 2016, foi 11873. O número de segundas tipificações HLA e doações de medula óssea no mesmo período foram, respectivamente, 91 e 11. O perfil sociodemográfico dos candidatos que realizaram a segunda tipificação é: homem, 31 a 50 anos, casado, católico, 3º grau completo. Já o perfil sociodemográfico daqueles que realizaram a doação é: homem, 31 a 50 anos, 3º grau completo. Conclusão: O número de novos cadastros de candidatos à doação de medula óssea se manteve constante. A porcentagem em comparação com novos cadastros realizados no Brasil ficou ao redor de 1%, exceto em 2015. Quanto a segunda tipificação, houve aumento progressivo ao longo dos anos. Com base em 2013, o número de candidatos dobrou em 2014, triplicou em 2015 e quintuplicou em 2016. Quanto às doações, manteve-se constante no período relatado. A porcentagem em comparação com o número de doações no Brasil, apresentou-se ao redor de 1%, exceto em 2016.

Palavras-chave


doador; medula óssea; perfil

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.