Atlas digital de histologia básica

Newton Maciel de Oliveira, Mariel Vendramel Neves, Giovane Chati Gomes

Resumo


Introdução: A histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo, desde a sua formação, estrutura, funcionamento e como esses tecidos se organizam para constituir órgãos. Objetivos: Esse trabalho tem como objetivo disponibilizar uma ferramenta de estudo para os discentes fora da sala de aula, de uma maneira fácil, acessível e de qualidade a todos os interessados. É uma forma de auxiliar o aluno do método PBL que precisa de mais tempo de estudo autodirigido e não tem acesso ao microscópio em casa. Metodologia: Foi analisado todo o laminário disponível no Laboratório de Histologia e selecionadas as melhores para serem fotografadas com uma câmera especifica acoplada ao microscópio juntamente com um software apropriado para edição das fotos. As capturas das lâminas foram feitas no Laboratório de Biomaterias da faculdade, onde a câmera do estabelecimento propicia fotos de melhor qualidade e de maior proveito para o estudante de medicina que deseja aprimorar seus conhecimentos em histologia. Resultados: O atlas foi dividido em 18 capítulos nos quais foram obtidas no total 154 fotos, resultando em 151 páginas, contemplando todos os sistemas e tecidos propostos. Discussão: Percebemos durante esse ano de trabalho, nas monitorias de histologia e a divulgação do projeto para os alunos do 1º ano, a grande demanda de estudantes interessados no atlas devido à dificuldade no aprendizado de histologia. Isso nos estimulou ainda mais a procurar fazer um atlas de qualidade e de fácil entendimento. Conclusão: Com a finalização do Atlas Digital de Histologia Básica, esse conhecimento poderá ser amplamente difundido entre os alunos de todos os anos da faculdade, já que disponibilizaremos o arquivo em PDF em um ambiente acadêmico virtual.

Palavras-chave


histologia; atlas; lâminas; aluno

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.