Biomonitoramento da genotoxicidade e da citotoxicidade em células da mucosa bucal de pacientes com anemia falciforme em tratamento com hidrocarbamida (hidroxiureia)

Júlio Boschini Filho, Amanda de Carvalho Hipólito, Marília Cândida Garcia Kanas

Resumo


Introdução: A anemia falciforme é uma anemia hemolítica crônica. Em regiões de baixa tensão de oxigênio, a hemoglobina (Hb) S sofre alteração morfológica que resulta em vaso-oclusão e hipóxia. Atualmente, o tratamento com menor risco de complicações é a hidroxiureia (HU), que provoca aumento da Hb fetal e reduz a falcização. Apesar dos benefícios, estudos sugerem citotoxicidade e genotoxicidade relacionadas com a concentração do fármaco, porém outros discordam. Objetivo: Analisar a frequência de micronúcleos e outras alterações nucleares e celulares a fim de comparar os resultados obtidos entre os grupo de estudo e controle, além de compará-los ao protocolo de Thomas et al. (2009). Justificativa: A possível genotoxicidade do fármaco é atribuída ao fato de ser um inibidor da decomposição do peróxido de hidrogênio e a citotoxicidade por ser um inibidor da enzima ribonucleotido redutase. Assim, o estudo tem a finalidade de analisar estas alterações por técnica pouco invasiva. Metodologia: Foram coletadasamostras de células da mucosa bucal de vinte pacientes com anemia falciforme, sendo dez do grupo de estudo e os demais do controle, todos em tratamento no Ambulatório de Anemias do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. A análise foi realizada pela leitura de 2000 células/paciente em microscópio óptico, comaplicação dos testes de ShapiroWilk, T de Student, Mann-Whitney e Wilcoxon. Resultado da análise: Verificou-se que os grupos controle e de estudo possuíam comportamento semelhante em relação aos parâmetros de genotoxicidade, citotoxicidade, Índice de Reparação de DNA e morte celular. Com exceção da genotoxicidade, que foi mais elevada, os demais parâmetros foram menores em relação ao artigo de referência. Conclusões: Atribuímos os resultados à: baixa concentração do medicamento; pequena casuística, decorrente de recusas na participação; genotoxicidade não significativa; ou não adesão medicamentosa, por parte dos pacientes.

Palavras-chave


anemia falciforme; hidroxiureia; genotoxicidade; toxicidade

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.