Efeito da administração do extrato de pimenta “ dedo de moça” durante a prenhez de ratas Wistar fêmeas adultas
Palavras-chave:
capsaicina, placenta, gravidezResumo
Introdução: A pimenta “dedo de moça” (Capsicum baccatum var. pendulum) contém o vaniloide capsaicina que é responsável pela sensação de dor em queimação através da sensibilização de neurônios sensitivos por meio de receptores específicos. Um dos neuropeptídios liberados por estes receptores específicos é CGRP (Calcitonin gene-related peptide) que interage com canais de K+ durante repolarização e afeta a contração uterina dada sua abundância nos nervos sensitivos do miométrio e endométrio das ratas. Assim, a capsaicina por ter influência sobre a contração uterina. Objetivo: Avaliar o efeito da administração crônica de extrato de pimenta “dedo de moça” durante a prenhez de ratas Wistar adultas. Metodologia: Foi elaborado o extrato de Pimenta “dedo de moça” a partir de extração alcoólica. Então, das vinte ratas prenhes, receberam extrato por gavagem o grupo Tratamento 1(0,25mL) e 2(0,5mL). O Controle positivo recebeu soro fisiológico e o Negativo não foi gavado. As ratas foram pesadas três vezes por semana até a eutanasia com halotano para a realização das cesárias, análise fetal, hepática e placentária. Resultado da análise. Foram encontradas alterações morfológicas placentárias como deposição de material hialinico atípico na região do espongiotrofloblasto e alterações na estrutura vascular em região labiríntica. Além disso, houve redução significativa nas medidas do comprimento craniocaudal, face longitudinal, face transversa, diâmetro torácico e diâmetro abdominal (p<0,01) nos grupos tratamentos. Conclusão: O extrato de pimenta dedo-de-moça interferiu na troca placentária, levando à uma restrição do crescimento intrauterino dos fetos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.