Álcool, tabaco e outras drogas: malformações em recém-nascidos no CHS

Suzana Guimarães Moraes, Ana Claudia Santos Junqueira Franco, Maysa Nahime

Resumo


Introdução: O período gestacional é um momento crítico, no qual condições e exposições adversas intrauterinas podem influenciar negativamente o crescimento e desenvolvimento fetal. O aumento no índice de gestantes usuárias de álcool, tabaco e outras drogas tornou-se fator de alerta para a identificação de prejuízos fetais, dentre eles as malformações. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo revisar os principais efeitos do uso de álcool, tabaco e outras drogas durante a gestação para os fetos. Métodos: Pesquisa bibliográfica sobre o potencial teratogênico de substâncias psicotrópicas; análise de 114 prontuários de gestantes admitidas entre primeiro de julho de 2013 a primeiro de julho de 2014, para comparação dos dados do recém-nascido provindos de uma gestação na qual houve e na qual não houve uso de álcool, tabaco e outras drogas. Resultados: Não foi encontrada maior incidência de malformações em mães usuárias, nem diferenças de medidas antropométricas entre os dois grupos avaliados. Encontrou-se maior taxa de aborto em mães usuárias e menor valor do índice de Àpgar nos recémnascidos deste tipo de gestação. Conclusão: Diferente do esperado, segundo o presente estudo, o uso de álcool, tabaco e outras drogas não esta associado à ocorrência de malformações, mas mostrou relação com a incidência de aborto e valores de Àpgar. Vale ressaltar que se trata de uma amostra pequena e por isso insuficiente para reais conclusões.

Palavras-chave


gestação; psicotrópicos; teratogênese

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.