Determinação da distribuição dos cronotipos e estimativa de herdabilidade

Débora Aparecida Rodrigueiro, Guilherme Vendites Minossi, Gabriela Antoni Fracasso

Resumo


Introdução: A Cronobiologia é a ciência que estuda o tempo nos seres vivos, por meio da análise dos ritmos biológicos. Nesse enfoque, os indivíduos agrupam-se em Matutinos, Vespertinos e Indiferentes. Objetivo: Conhecer os cronotipos consiste na compreensão dos períodos de melhor desempenho físico e mental, assim, os momentos de estudo, o rendimento no trabalho e as diversas atividades cotidianas podem ser otimizadas. Este projeto buscou determinar a distribuição dos cronotipos entre os docentes da FCMS/PUC-SP – campus Sorocaba; associar a influência do ambiente com possíveis implicações epigenéticas na determinação desse comportamento. Metodologia: Foi aplicado o método dos gêmeos no estudo da herdabilidade de cronotipos e o teste adaptado de cronotipos àqueles que se voluntariaram. Resultados: No âmbito da herdabilidade, o impacto do ambiente interferiu crucialmente na expressão gênica, em que um mesmo acontecimento vivido por co-gêmeos idênticos, poderá ativar a expressão de determinados genes num deles e silenciá-la no outro. No estudo da distribuição, o cronotipo predominante foi Moderadamente Matutino (40,7%). Os períodos predominantes de trabalho (manhã para Matutinos e noite para Vespertinos) coincidiram com os períodos escolhidos para atividade física e esforço mental. Notou-se uma porcentagem significativa de participantes que trabalham em turnos que vão contra suas características cronobiológicas: 33.3% dos Matutinos e 50% dos Moderadamente Matutinos trabalham durante a noite, enquanto 100% dos Moderadamente Vespertinos e 50% dos Vespertinos trabalham durante o dia. Conclusão: São necessárias adequações do aspecto das vidas de cada indivíduo de acordo com as características e peculiaridades de cada cronotipo. Dessa forma, a ansiedade, riscos de doenças coronarianas e até câncer diminuiriam e, também o rendimento dos indivíduos no trabalho e a qualidade de vida melhorariam.

Palavras-chave


cronobiologia; cronotipo; ritmos biológicos; epigenética

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.