Perfil de conhecimento e uso de medicamentos genéricos em população de um município da região metropolitana de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2021v23i1a4

Palavras-chave:

Medicamentos Genéricos, Medicamentos de Referência, Conhecimento do Paciente sobre a Medicação, Eficácia, Farmácia, Preparações Farmacèuticas/economia

Resumo

Objetivos: Avaliar a aceitação dos medicamentos genéricos na população da cidade de Diadema e identificar fatores que interferem em sua escolha, com a finalidade de aprimorar o direcionamento da assistência ao paciente. Materiais e métodos: Foram entrevistados 203 participantes por meio de questionário contendo 23 questões. As entrevistas foram realizadas no município de Diadema/São Paulo - Brasil. Os dados foram expressos em valores absolutos e relativos. Foi utilizado o teste Qui-quadrado para algumas associações e considerou-se intervalo de confiança de 95%. Resultados: A maioria dos entrevistados declararam ter conhecimentos sobre o medicamento genérico e afirmaram já ter utilizado o mesmo. 81,3% relataram que o medicamento genérico apresentou o efeito esperado e 85,7% afirmaram acreditar na segurança destes fármacos. A farmácia/drogaria foi o principal meio de comunicação com a população para divulgação de informações sobre o medicamento genérico e observou-se uma relação entre as condições socioeconômicas e conhecimentos/utilização desses fármacos. Conclusão: A população estudada demostrou boa aceitação e conhecimentos satisfatórios sobre medicamento genérico e a maioria acredita em sua segurança. O preço, o grau de instrução e renda da população e a baixa frequência de prescrição, demonstraram influenciar o consumo desses medicamentos. Um maior estímulo à prescrição desses fármacos e campanhas de esclarecimento sobre medicamento genérico para população, poderiam ser benéficas para um melhor conhecimento e utilização dos mesmos, assegurando o acesso à saúde para todas as populações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jessica Tanaka Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda do curso de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com previsão de término para o segundo semestre de 2017. É bolsista do CNPQ de iniciação científica, no departamento farmacologia celular, no setor de produtos naturais da UNIFESP (INFAR), desde abril de 2011.

Joyce Regina Santos Raimundo, Centro Universitário Saúde ABC

Farmacêutica pela Universidade Camilo Castelo Branco (2008), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2015) e Especialista em Farmacologia Clínica pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2010). Doutorado em andamento na área de Biologia Molecular pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui experiência como docente em cursos de Pós-Graduação, técnicos e profissionalizantes na área da saúde. Atuação na área de farmácia hospitalar (2015-2019) como Farmacêutica Responsável. Atuação na área de pesquisa (2013-2015, 2019 - atual) desenvolvendo trabalhos científicos nas áreas de fisiofarmacologia e biologia molecular, bem como desenvolvimento de rotinas laboratoriais, elaboração de relatórios, elaboração de protocolos e POPs e realização de análise de dados estatísticos. Experiência como Farmacêutica Clínica (2010-2013) realizando análise de interações medicamentosas, conferência e liberação de prescrições médicas, contato médico para substituição de medicamentos e participação de reuniões multidisciplinares para discussão de casos clínicos.

Edimar Cristiano Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Edimar Cristiano Pereira possui graduação em Farmácia-Bioquímica na modalidade de Análises Clínicas e Toxicológicas pela Faculdade de Ciências Farmacêutica - USP - São Paulo (1999), mestrado em Farmácia (área de concentração Análises Clínicas) pela USP - São Paulo (2002) e doutorado em Farmácia (área de concentração Análises Clínicas) pela USP - São Paulo (2006) e Pós-Doutorado pela FMABC (2014) . Atualmente é Professor Associado I da UNIFESP-Campus Diadema do Departamento de Ciências Farmacêuticas. Tem experiência na área de Bioquímica Clínica, com enfoque em Bioquímica e Fisiopatologia da Aterosclerose envolvida nas doenças crônicas como Hipercolesterolemia, Hipertensão e Diabetes e o uso da saliva como amostra alternativa para diagnóstico e controle terapêutico.

Glaucia Luciano da Veiga, Centro Universitário Saúde ABC

Pesquisadora do Laboratório de Análises Clínicas e Biologia Molecular do Centro Universitário Saúde ABC/Faculdade de Medicina do ABC, desenvolve projetos que envolvem a identificação de biomarcadores da nefropatia diabética, diabetes Mellitus e outras doenças renais. Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Grande ABC (2003), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2016) e Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina ABC (2019). Tem experiência na área de Fisiologia (Cardiovascular e Renal), Farmacologia e Biologia Molecular, atua nos seguintes temas: Biomarcadores, Doenças Metabólicas, Insuficiência renal crônica, Hipertensão arterial, Septicemia e Diabetes Mellitus do tipo II. Orientadora do Programa de Pós Graduação do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE).

Matheus Moreira Perez, Centro Universitário Saúde ABC

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista (2015) e pós-graduação stricto senso (mestrado) em Ciências da Saúde, na área de concentração de Biologia Molecular e Celular das Neoplasias pelo Centro Universitário Saúde do ABC (FMABC). Atualmente é biomédico no Centro Universitário Saúde do ABC (FMABC). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Extração de RNA de diferentes tipos de tecido, expressão gênica, oncologia.

Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis, Centro Universitário Saúde ABC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora colaboradora da Faculdade de Medicina do ABC e pesquisadora associada do Centro de estudos e pesquisa em hematologia e oncologia da FMABC. Tem experiência na área de Genética funcional e estrutural, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: rapd, sry, embryo sexing, analise de transcritoma, identificação de marcadores moleculares, expressão diferencial.

Fernando Luiz Affonso Fonseca, Centro Universitário Saúde ABCUniversidade Federal de São Paulo

Possui o pós doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP-HIAE) concluído em 2009 e pós doutorado pelo Roche Center for Medical Genomics (Basel-Suiça) Hoffman - La Roche concluído em 2006 e o Doutorado em Medicina (Hematologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005), é Farmacêutico-Bioquímico com habilitação em análises clínicas pela Universidade Paulista (2001). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de São Paulo do Campus Diadema, Coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC e Professor Titular da Disciplina de Análises Clínicas do Depto de Patologia da FMABC, além de ser Orientador Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da FMABC. Tem experiência na área de Farmácia-Bioquímica, com ênfase em análises clínicas: bioquimica clínica, hematologia, biologia molecular de neoplasias e saúde publica. Atua na área de pesquisas laboratoriais em saúde pública.

Referências

Leite SN, Vieira M, Veber AP. [Drug utilization studies: a synthesis of articles published in Brazil and Latin America]. Cien Saude Colet. 2008;13 Suppl:793-802. doi: 10.1590/s1413-81232008000700029

Araújo LU, Albuquerque KT, Kato KC, Silveira GS, Maciel NR, Spósito P, et al. [Generic drugs in Brazil: historical overview and legislation]. Rev Panam Salud Publica. 2010;28(6):480-92. doi: 10.1590/s1020-49892010001200010

Nishijima M, Biasoto JG, Lagroteria E. A competição no mercado farmacêutico brasileiro após uma década de medicamentos genéricos: uma análise de rivalidade em um mercado regulado. Econ Soc. 2014;23(1):155-86. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-06182014000100006

Brasil. Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999. Altera a Lei no 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o MG, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 11 fev. 1999; Seção 1, p. 1.

Brasil. RDC nº 47, de 28 de março de 2001. Determina que os medicamentos genéricos registrados que vierem a ser registrados junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, devem ter, para facilitar a sua distinção, em suas embalagens externas, o logotipo que identifica o MG, de acordo com as instruções desta Resolução. Diário Oficial da União. Brasília, 5 abr. 2001; Seção 1.

Brasil. RDC nº 16 de 2 de março de 2007. Dispõe sobre os critérios para prescrição e dispensação de medicamentos genéricos. Diário Oficial da União. Brasília, 5 mar. 2007; Seção 1.

Brasil. RDC nº 60 de 10 de outubro de 2014. Dispõe sobre os critérios para a concessão e renovação do registro de medicamentos com princípios ativos sintéticos e semissintéticos, classificados como novos, genéricos e similares, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 11 out. 2014; Seção 1.

IBGE. Panorama das cidades [Internet]. São Paulo: IBGE; 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama.

Gaither CA, Kirking DM, Ascione FJ, Welage LS. Consumers’ views on generic medications. J Am Pharm Assoc. 2001;41(5):729-36.

Figueiras MJ, Marcelino D, Cortes MA. Medicamentos Genéricos: crenças de senso-comum da população portuguesa. Rev Port Clin Geral. 2007;23(1):43-51.

Blatt CR, Trauthman SC, Schmidt EH, Marchesan S, Silva LM, Martins JL. [General awareness and use of generic medication among citizens of Tubarão, state of Santa Catarina, Brazil]. Cien Saude Colet. 2012;17(1):79-87. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000100011

Naves JeO, Silver LD. [Evaluation of pharmaceutical assistance in public primary care in Brasilia, Brazil]. Rev Saude Publica. 2005;39(2):223-30. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000200013

Lira CA, Oliveira JN, Andrade MoS, Vancini-Campanharo CR, Vancini RL. Knowledge, perceptions and use of generic drugs: a cross sectional study. Einstein (São Paulo). 2014;12(3):267-73. doi: https://doi.org/10.1590/S1679-45082014AO3125

Babar ZU, Stewart J, Reddy S, Alzaher W, Vareed P, Yacoub N, et al. An evaluation of consumers' knowledge, perceptions and attitudes regarding generic medicines in Auckland. Pharm World Sci. 2010;32(4):440-8.

Oliveira SF, Costa KC, Giacometti Junior J, Souza SC, Regailo RF, Fernandes TRL, et al. Prevalência do uso e aceitação de medicamentos genéricos pela população de Maringá-PR. Inic Cient Cesumar. 2005;7(2):133-40.

Naing C, Kai YC, Yi CH, Yee NS, Yi LM, Jun LX, et al. Knowledge of medication use and factors influencing the utilisation of public health clinics. Int Health. 2013;5(3):217-22. doi: https://doi.org/10.1093/inthealth/iht019

Dawalibi NW, Goulart RMM, Aquino RC, Witter C, Buriti MA, Prearo LC. Índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida de idosos frequentadores de universidades abertas para a terceira idade. Psicol Soc. 2014;26(2):496-505. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000200025

PNUD Brasil. IDH Global 2014. Ranking do Índice de Desenvolvimento Humano [Internet]. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idh-global.html.

Skaltsas LN, Vasileiou KZ. Patients' perceptions of generic drugs in Greece. Health Policy. 2015;119(11):1406-14. doi: 10.1016/j.healthpol.2015.09.007

Hohmann NS, Garza KB, Surry D, Hansen RA, Harris I, Kiptanui Z, et al. Healthcare provider opinions about a generic drug educational newsletter: A pilot cross-sectional survey. Res Social Adm Pharm. 2020;16(9):1228-36. doi: 10.1016/j.sapharm.2019.12.001

Rainio R, Ahonen R, Timonen J. The content of patient counseling about interchangeable medicines and generic substitution in Finnish community pharmacies - a survey of dispensers. BMC Health Serv Res. 2019;19(1):956. doi: 10.1186/s12913-019-4798-2

Dias CR, Romano-Lieber NS. [Generic drug policy implementation in Brazil]. Cad Saude Publica. 2006;22(8):1661-9. doi: 10.1590/s0102-311x2006000800014

Kesselheim AS, Gagne JJ, Franklin JM, Eddings W, Fulchino LA, Avorn J, et al. Variations in patients' perceptions and use of generic drugs: results of a National Survey. J Gen Intern Med. 2016;31(6):609-14. doi: 10.1007/s11606-016-3612-7

Faria MAS, Tavares NJ. Conhecimento popular sobre medicamento genérico em um distrito docente-assistencial do Município de Rio Branco, Estado do Acre, Brasil. Epidemiol Serv Saúde. 2006;15(3):37-45.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

1.
Moreira JT, Raimundo JRS, Pereira EC, Veiga GL da, Perez MM, Reis B da CAA, Fonseca FLA. Perfil de conhecimento e uso de medicamentos genéricos em população de um município da região metropolitana de São Paulo. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 14º de outubro de 2022 [citado 30º de abril de 2024];23(1):11-7. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/48309

Edição

Seção

Artigo Original