Avaliação in vitro da biocompatibilidade de microesferas de Poli(L-ácido lático-co-ácido glicólico) contendo doxiciclina direcionada a aplicações periodontais

Autores

  • Eliana Aparecida de Rezende Duek Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6327-7363
  • Ana Lídia Marcon Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Fernanda Junqueira Cesar Pirola Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Marina Perini Françoso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Stela Souza Peña Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Moema de Alencar Hausen Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Daniel Komatsu Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Virgínia Sbrugnera Nazato Prefeitura Municipal de Sorocaba - Sorocaba (SP), Brasil.

Palavras-chave:

PLGA, doxiciclina, microesferas, aplicações periodontais, biocompatibilidade.

Resumo

Introdução: Ao longo das décadas, com o melhor conhecimento da etiologia das doenças periodontais, foram desenvolvidas técnicas de tratamento efetivo. O uso de agentes antimicrobianos, tanto sistêmicos como locais, são coadjuvantes essenciais ao tratamento mecânico. A doxiciclina (DOX), uma tetraciclina semi sintética, é mais vantajosa que a tetraciclina por exibir maior absorção bucal, têm meia-vida mais prolongada e mostra uma melhor solubilidade lipídica, o que é importante para a sua ação antibacteriana. Mesmo com o bom desempenho da doxiciclina, necessita-se de um veículo que permita a liberação e disposição da mesma, no meio subgengival, por um período prolongado. Assim, o poli (L-Ácido Lático-co-Ácido Glicólico) (PLGA) representa um tipo de microparticulado polimérico que oferece uma abordagem alternativa para a liberação de drogas, devido à sua biocompatibilidade, não imunogenicidade, não toxicidade, biodegradabilidade, métodos de preparação simples e estabilidade físicoquímica. Embora outros estudos demonstrem a biocompatibilidade do PLGA e da farmacocinética da doxiciclina em ensaios in vivo e in vitro, não se sabe qual seria o comportamento biológico quando ambos estão associados e liberando o fármaco. Objetivo: Analisar a biocompatibilidade de microesferas de PLGA contendo DOX. Metodologia: As microesferas de PLGA foram produzidas no Laboratório de Biomateriais (Labiomat) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Um protocolo adaptado de Dawes et al. (2009) e Misra et al. (2009) foi adotado. Realizou testes de viabilidade celular das células-tronco mesenquimais de tecido adiposo (hMSC) a fim de avaliar o metabolismo mitocondrial, adesão e proliferação celulares. Em seguida, fez-se a avaliação da morfologia celular por meio de microscopia confocal a laser (CSLM). Resultados: O teste MTT demonstrou que as células apresentam índice de viabilidade 2x maior em relação ao intervalo de tempo entre 1 a 3 dias, apresentando uma diferença de viabilidade quando comparadas com o grupo controle. Além disso, a análise por microscopia (teste pelo Kit Live/Dead®) também mostrou que as células permanecem viáveis após 3 dias de cultura e pouquíssimas células mortas foram identificadas. Conclusão: O estudo aventou a possibilidade futura dessas microesferas serem utilizadas em aplicações periodontais e de serem uma alternativa de tratamento de baixo custo que favorece sua utilização na saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

1.
Duek EA de R, Almeida ALM, Pirola FJC, Françoso MP, Peña SS, Hausen M de A, Komatsu D, Nazato VS. Avaliação in vitro da biocompatibilidade de microesferas de Poli(L-ácido lático-co-ácido glicólico) contendo doxiciclina direcionada a aplicações periodontais. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 24º de abril de 2024];22(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/51573