Rastreamento do idoso frágil em ambulatório de diabetes do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)

Autores

  • João Carlos Ramos Dias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9696-395X
  • Cristiano Roberto Grimaldi Barcellos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Michelle Li Pin Peng Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Matheus Rauen Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Stela Souza Peña Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Igor Amorim Ferraz Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Juliana Kaoru da Costa Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Carolina Silva Turra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Palavras-chave:

diabetes melittus, idoso frágil, rastreamento.

Resumo

Introdução:O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença bastante prevalente, com estimativa de 425 milhões de indivíduos afetados no mundo segundo a IDF (International Diabetes Federation), sendo 122,8 milhões destes com idade acima dos 65 anos. Além do caráter crônico e não transmissível, com alterações neuromusculares, disfunção neuroendócrina e imunológica, o diabetes potencializa as síndromes geriátricas, como a Síndrome da Fragilidade. Objetivo: Identificar os pacientes idosos frágeis que são atendidos no Ambulatório de DM2 do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e estimar a cognição destes indivíduos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal. Para a realização desse estudo os pacientes foram classificados de acordo com os cinco critérios do fenótipo de fragilidade de Fried e foram coletados dados do prontuário para avaliar a glicemia de jejum, HbA1c, IMC e circunferência da panturrilha. O índice de independência de Katz nas atividades de vida diária e o filtro cognitivo de 10 pontos (CS-10) foram utilizados, respectivamente, para avaliar o estado funcional da população idosa e a triagem do déficit cognitivo desses indivíduos. Resultados: 40 pacientes idosos foram avaliados. 79% deles são mulheres e % são idosos frágeis. A média dos níveis de glicese em jejum foi de 191 ± 89 mg / dl. Em um grande número de pacientes foi observada HbA1c> 7% (82,5%) e IMC> 25 kg / m2 (77,5%). Quase todos (96%) têm circunferência da panturrilha> 31 cm. 35% dos pacientes do sexo feminino apresentaram circunferência abdominal> 80 cm e 65% dos pacientes do sexo masculino apresentaram circunferência abdominal> 90 cm. Em relação ao CS-10 e teste de Katz, 70% dos pacientes foram classificados como normal e 82,5% dos pacientes não precisaram de ajuda para nenhuma das tarefas. Conclusão:O rastramento do idoso frágil é importante para direcionar intervenções nesta população com foco na manutenção e/ou restauração da capacidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

1.
Dias JCR, Barcellos CRG, Peng MLP, Oliveira MR, Peña SS, Lima IAF, Oliveira JK da C, Turra CS. Rastreamento do idoso frágil em ambulatório de diabetes do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];22(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/51576