Evisceração do conteúdo herniário pós queda da própria altura

Autores

  • José Mauro da Silva Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4879-7373
  • Vítor Hernandes Lopes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Gabriela Karabachian Tebar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Jéssica Pereira Papais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Edson Vinícius Milanello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Túlio César Pereira Santos Filho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Isabela Barbosa Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.
  • Larissa Rossetto Botejara Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Palavras-chave:

hérnia incisional, evisceração, deiscência de ferida operatória, queda da própria altura.

Resumo

INTRODUÇÃO: A incidência de deiscência da ferida operatória e de evisceração em cirurgia geral, bem como a morbimortalidade nos casos, não apresentam alterações em relação às décadas anteriores. Desse modo, a correção de hérnias, principalmente incisionais, ainda é um dos principais procedimentos cirúrgicos hoje em dia. Quando há evisceração, as consequências dependem diretamente da sua extensão. Podem não causar repercussão, ou trazer alguns prejuízos ao paciente. RELATO DE CASO: Z.F.I., 74 anos, sexo feminino. Encaminhada ao hospital devido a evisceração após queda da própria altura. Refere presença de hérnia incisional em região de flanco esquerdo, há aproximadamente 5 anos, local de lombotomia devido à realização de nefrectomia prévia. Relata aumento do conteúdo herniário, apresentando dor esporádica. No intraoperatório, após corrigidos os defeitos, fora realizado o fechamento da aponeurose, com posterior sobreposição de tela de polipropileno. A paciente evoluiu com débito mínimo no dreno de sucção locado no intraoperatório, tendo boa resposta clínica e laboratorial. DISCUSSÃO: Apenas 12 casos de evisceração abdominal após trauma contuso foram relatados na literatura mundial. A hérnia lombar adquirida está frequentemente relacionada à incisões cirúrgicas e um fator associado à sua ocorrência é a lesão intra operatória do nervo subcostal, o que leva ao enfraquecimento dos músculos abdominais e da aponeurose. A expansão do saco herniário faz com que haja redução da camada subcutânea e da vascularização, o que resulta em aumento das chances, em casos extremos, de evisceração. O tratamento cirúrgico ideal não deve restringir o volume da cavidade abdominal, para evitar o aumento da pressão intra abdominal. Para hérnias de maior dimensão deve-se dar preferência para a correção com prótese. CONCLUSÃO: Uma técnica cirúrgica falha, fatores mecânicos (como o aumento da pressão abdominal) e sistêmicos (como a hipoalbuminemia) podem resultar em deiscência da ferida ou na cicatrização deficiente, na forma de hérnia incisional. A hérnia tende a progredir com o tempo, podendo ocorrer evisceração, pelas consequências da expansão do saco herniário. A evisceração é uma emergência cirúrgica, e o tratamento envolve a reintrodução das víscera na cavidade abdominal, com correção do defeito da parede, podendo ser utilizada prótese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

1.
Rodrigues JM da S, Lopes VH, Tebar GK, Papais JP, Milanello EV, Santos Filho TCP, Costa IB, Botejara LR. Evisceração do conteúdo herniário pós queda da própria altura. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 26º de abril de 2024];22(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/51630