Fisioterapia para o tratamento do linfedema no pós-operatório de mastectomia: revisão de literatura
Palavras-chave:
neoplasias da mama, fisioterapia, linfedema, mastectomiaResumo
O câncer de mama é o mais comum e temido entre as mulheres e que, na maioria da população brasileira, é diagnosticado em estágios mais avançados, causando transtornos emocionais, físicos e sociais. A principal complicação gerada pelo tratamento cirúrgico do câncer de mama é o linfedema. O objetivo desse estudo foi verificar a importância da fisioterapia na redução do linfedema após o tratamento cirúrgico do câncer de mama através de uma revisão bibliográfica, para a qual foram lidos e analisados 25 artigos buscados diretamente nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e PUBMED a partir do ano 2000. Com os resultados obtidos nesse estudo foi possível concluir que a fisioterapia é importante na recuperação das mulheres mastectomizadas em todas as fases do tratamento. Porém, os melhores resultados aparecem quando há intervenção precoce da equipe fisioterapêutica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.