Homo digitalis

realidade virtual na saúde e educação

Autores

  • André Luiz Schuh Teixeira da Rosa Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4677-3562
  • Daniel Tornaim Spritzer Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7408-6252
  • Nino Cesar Marchi Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6999-8118
  • Andressa Goldman Ruwel Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9006-2309
  • Lara Helena Zortea Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Faculdade de Medicina - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Félix Henrique Paim Kessler Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7059-2564

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2021v23i3/4a8

Palavras-chave:

empatia, tecnologia educacional, realidade virtual

Resumo

Homo digitalis se refere ao homem modificado pela tecnologia. A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada permitem ver o mundo sob a perspectiva de outras pessoas, sendo chamadas de “a máquina de empatia”. Objetivo: analisar como a RV pode ser usada na psiquiatria e na educação médica para promover empatia. Método: realizou-se uma revisão narrativa nas plataformas Medline e Embase, Google Scholar, listas de referências de artigos e em sítios eletrônicos de tecnologia. Artigos em inglês e francês foram selecionados, sem limites temporais para a busca. Resultados: uma revisão de 66 referências demonstrou que a RV pode gerar mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais positivas, especialmente em relação a indivíduos de grupos diferentes. As narrativas imersivas com RV facilitam a compreensão empática, colocando o usuário na perspectiva de outra pessoa. A RV também está associada a jogos aplicados e estudos funcionais de atividade cerebral, que indicam potencial para gerar mudanças comportamentais positivas. Estudos maiores e ensaios clínicos são necessários para validar a efetividade dos desfechos e garantir o uso seguro e ético da tecnologia. Conclusão: a revisão demonstrou resultados promissores e um olhar otimista da RV como ferramenta para gerar empatia e promover o bem-estar mental.

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

1.
Rosa ALST da, Spritzer DT, Marchi NC, Ruwel AG, Zortea LH, Kessler FHP. Homo digitalis: realidade virtual na saúde e educação. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 17º de agosto de 2023 [citado 9º de maio de 2024];23(3/4):110-4. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/62700

Edição

Seção

Artigo Original