Indicações das flebotomias em neonatos e lactentes

há outra alternativa?

Autores/as

  • Willy Marcus Gomes França Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Maria Luísa Fornazari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.

Palabras clave:

acesso venoso, recém-nascido, cateter central

Resumen

Introdução: o acesso venoso em neonatos e lactentes é muito frequente em internações, sendo optado quando não há possibilidade de punção venosa ou em recém-nascidos com muito baixo peso (RNMBP). contudo, a realização da flebotomia vem sendo, ultimamente, muito solicitada, e, como ela oferece grandes riscos de complicações, é imprescindível que o pediatra e neonatologista tenham pleno conhecimento dos métodos de acesso venoso, a fim de que saibam escolher o dispositivo mais adequado para garantirem a segurança do RN ao longo de toda sua hospitalização. Objetivo: o objetivo do presente estudo será investigar as indicações das flebotomias em recém-nascidos e crianças totalizando 189 casos operados no hospital regional do CHS. Material e Método: o projeto de iniciação científica será enviado para avaliação da comissão de ética em pesquisa da FCMS/PUC-SP, utilizando o registro das flebotomias realizadas no serviço de cirurgia pediátrica do CHS de Sorocaba nos últimos 4 anos. com este material será feita a análise e a comparação entre o peso, idade e local da flebotomia realizada em cada paciente para investigar a escolha pelo procedimento da flebotomia e suas indicações. Resultados: a análise do registro das flebotomias realizadas no serviço de cirurgia pediátrica do CHS de Sorocaba mostrou que essa técnica é a de melhor indicação para neonatos e lactentes, mas de última opção para acesso venoso central.

Publicado

2023-10-13

Cómo citar

França, W. M. G., & Fornazari, M. L. (2023). Indicações das flebotomias em neonatos e lactentes: há outra alternativa?. Revista Da Faculdade De Ciências Médicas De Sorocaba, 25(Supl.). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/63879

Número

Sección

Tema Livre

Categorías