Avaliação da adesão ao tratamento de pacientes com leucemia mieloide crônica atendidos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)

Autores

  • Marcelo Gil Cliquet Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Mariana Vieira Pacheco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Manoela Mesquita Rayol Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Lucas Bernucci Gozzo Barbosa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Enzo Garcia Prado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.

Palavras-chave:

leucemia mieloide crônica, inibidor de tirosina-quinase, adesão ao tratamento

Resumo

Introdução: a leucemia mieloide crônica (LMC) é uma neoplasia hematológica caracterizada pelo cromossomo philadelphia e o gene equivalente bcl-abr. A incidência é de um a dois casos para cada 100 mil habitantes/ano, representando aproximadamente 15% das leucemias. O tratamento de primeira linha utiliza o mesilato de imatinibe. Apesar da eficiência da medicação, a adesão dos pacientes ao tratamento é um fator limitante. Os fatores responsáveis pela não adesão podem ser intencionais e não intencionais. Objetivos: avaliar a adesão ao tratamento, dados demográficos e laboratoriais de pacientes com leucemia mieloide crônica. Material e Métodos: foi feita uma análise de 117 pacientes com leucemia mieloide crônica que realizam tratamento no CHS. A partir dos prontuários, obtivemos as informações: gênero, idade, idade ao diagnóstico, tratamento atual e anteriores. também foi aplicado a 91 desses pacientes um questionário, buscando obter dados sobre a adesão ao tratamento realizado no serviço. Resultados: no presente estudo foi observado não adesão ao tratamento em 74,78% dos casos entrevistados. O principal motivo esteve relacionado ao sistema de saúde, devido à falta de disponibilidade da medicação (83,82% das interrupções). Apesar da alta taxa de não adesão, a grande maioria está satisfeita com os fatores relacionados ao médico, são eles: informações dadas sobre a doença (76,92% estão muito satisfeitos) e acessibilidade (85,69% consideram o médico acessível). A análise desses fatores permitiu concluir que, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, a falta de informação não é um fator de grande impacto na ausência da adesão, apenas um paciente deixou de tomar a medicação possivelmente por esse motivo. Por fim, o alto percentual de não adesão pode estar atrelado ao fato de que apenas 26,37% dos pacientes utilizam algum método para lembrar de tomar a medicação, enquanto os outros 73,62% não usa nenhuma ferramenta, aumentando as chances de esquecimento. Discussão: observou-se uma ligeira prevalência do sexo feminino (54,30%), quando comparado ao percentual de homens (44,30%), diferindo do que é esperado na literatura. as principais faixas etárias acometidas e a mediana de idade estiveram de acordo com o esperado. A realização de entrevistas evidenciou que a indisponibilidade dos inibidores de tirosina-quinase é recorrente no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). O estudo comprovou, com os 74,72% de não aderentes, que a adesão ao tratamento é um problema recorrente e importante no tratamento da LMC, assim como mostra a literatura. Conclusão: o estudo mostra que há uma falha importante de adesão no tratamento da LMC. Esse grande percentual de não aderentes pode estar relacionada com o uso de terapia oral, eventos adversos e ausência da medicação no sistema de saúde público. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-10-13

Como Citar

1.
Cliquet MG, Pacheco MV, Rayol MM, Barbosa LBG, Prado EG. Avaliação da adesão ao tratamento de pacientes com leucemia mieloide crônica atendidos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 13º de outubro de 2023 [citado 30º de abril de 2024];25(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/63887