Utilização de matriz dérmica em superfícies articulares de pacientes com feridas complexas por queimaduras no hospital regional do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)

Autores

  • Hamilton Aleardo Gonella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Pedro Ivo Romani de Oliveira Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Julia Rita Arikawa Tortorelli da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Eduarda Massa Sartori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Lívia de Paula Paladini e Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.

Palavras-chave:

queimadura, queimados, matriz de regeneração dérmica, áreas articulares, feridas complexas

Resumo

Introdução: a matriz de regeneração dérmica é um biomaterial heterogêneo composto essencialmente de colágeno de origem animal ultrapurificado associado a um polímero sintético com propósito isolante, utilizada na abordagem cirúrgica da reconstrução de diversos segmentos corporais que necessitem regeneração. Por ser composta por um material acelular, dificilmente ocorre reação de corpo estranho, fibrose ou extrusão. Uma de suas principais finalidades terapêuticas clínicas é no tratamento de pacientes queimados, mais especificamente queimaduras de terceiro grau em áreas nobres, como por exemplo, áreas de flexão articular. Está sendo comprovado, que sua utilização otimiza os resultados quando utilizado no tratamento de queimaduras com as características previamente descritas. em contrapartida, a matriz de regeneração dérmica é um material de alto custo, dificultando o amplo acesso a esse tipo de tecnologia nos diversos segmentos de atenção à saúde em nosso país. Diante disso, essa característica se mostra como um aspecto dificultador nos tratamentos, principalmente considerando que a maioria dos pacientes que sofreram queimaduras de alto grau no Brasil são de baixa renda. Objetivo: analisar a utilização de matriz dérmica em superfícies articulares de pacientes com feridas complexas por queimaduras no hospital regional do CHS. Métodos: selecionamos três pacientes com queimaduras de terceiro grau em áreas articulares que usaram como tratamento matriz dérmica e apresentavam sequelas de limitação de movimento, posteriormente análise e descrição dos prontuários, acompanhamento das cirurgias e por fim exame físico de mobilidade da área afetada para comparação de como era antes do tratamento. Foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, de acordo com a resolução no 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: infelizmente um paciente veio a óbito no decorrer do estudo devido outra patologia, mas os outros pacientes obtiveram uma melhora significativa na realização dos movimentos articulares e na estética da cicatrização. Conclusão: apesar de ser um tratamento custoso, detalhado e demorado, a matriz dérmica obtém resultados superiores e inigualáveis a qualquer outro método. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-10-13

Como Citar

1.
Gonella HA, Gonçalves PIR de O, Silva JRAT da, Sartori EM, Souza L de PP e. Utilização de matriz dérmica em superfícies articulares de pacientes com feridas complexas por queimaduras no hospital regional do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 13º de outubro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];25(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/63888