Conhecimento de escolares
medidas profiláticas de zoonoses com animais domésticos
Palavras-chave:
conhecimentos, atitudes e práticas em saúde, doenças transmissíveis, zoonoses, animais domésticosResumo
Zoonoses são infecções ou doenças infecciosas transmissíveis de animal ao homem, e vice-versa, de diversas formas. O presente estudo objetivou avaliar o conhecimento de alunos do ensino fundamental de escola estadual de Sorocaba acerca dos meios de transmissão e seu uso de métodos de prevenção dessas patologias com seus animais de estimação. Essa pesquisa se faz necessária, pois a população infantil é um importante grupo de risco dessas enfermidades, que possuem muitas formas de se disseminarem e estão, no presente momento, emergindo ou reemergindo em escala global, devido à intensa convivência entre os humanos e animais. para essa avaliação, foi utilizado questionário sobre o contato, os cuidados e as precauções que os participantes têm com animais, sendo estes domésticos ou não. Após a análise de dados, constatou-se que 42,9% dos participantes não realiza devidamente a higienização das mãos após ter contato com seus animais de estimação. 32,3% dos alunos que foram orientados sobre os cuidados com seus animais não segue as instruções dadas. 28,57% dorme com seu animal na mesma cama. 50% não acredita que um animal com aspecto doente pode transmitir doenças e 52,38% não acredita que a arranhadura por um animal tenha essa periculosidade. Concluiu-se que o conhecimento dos escolares sobre a propagação e a profilaxia de doenças zoonóticas, embora presente, é limitado e falho, facilitando que eles entrem em contato com agentes etiológicos e contraia patologias desta classe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.