Conhecimento de escolares

medidas profiláticas de zoonoses com animais domésticos

Autores

  • José Roberto Pretel Pereira Job Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Daniela Miori Pascon Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7505-5132
  • Gabriella Di Cunto Alonso Munhoz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Renan Galante Faga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.

Palavras-chave:

conhecimentos, atitudes e práticas em saúde, doenças transmissíveis, zoonoses, animais domésticos

Resumo

Zoonoses são infecções ou doenças infecciosas transmissíveis de animal ao homem, e vice-versa, de diversas formas. O presente estudo objetivou avaliar o conhecimento de alunos do ensino fundamental de escola estadual de Sorocaba acerca dos meios de transmissão e seu uso de métodos de prevenção dessas patologias com seus animais de estimação. Essa pesquisa se faz necessária, pois a população infantil é um importante grupo de risco dessas enfermidades, que possuem muitas formas de se disseminarem e estão, no presente momento, emergindo ou reemergindo em escala global, devido à intensa convivência entre os humanos e animais. para essa avaliação, foi utilizado questionário sobre o contato, os cuidados e as precauções que os participantes têm com animais, sendo estes domésticos ou não. Após a análise de dados, constatou-se que 42,9% dos participantes não realiza devidamente a higienização das mãos após ter contato com seus animais de estimação. 32,3% dos alunos que foram orientados sobre os cuidados com seus animais não segue as instruções dadas. 28,57% dorme com seu animal na mesma cama. 50% não acredita que um animal com aspecto doente pode transmitir doenças e 52,38% não acredita que a arranhadura por um animal tenha essa periculosidade. Concluiu-se que o conhecimento dos escolares sobre a propagação e a profilaxia de doenças zoonóticas, embora presente, é limitado e falho, facilitando que eles entrem em contato com agentes etiológicos e contraia patologias desta classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-10-13

Como Citar

1.
Job JRPP, Pascon DM, Munhoz GDCA, Faga RG. Conhecimento de escolares: medidas profiláticas de zoonoses com animais domésticos. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 13º de outubro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];25(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/63891