Análise da judicialização no atendimento de emergências obstétricas na Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (2015–2023)

Autores

  • Derly Judaissy Díaz Rodríguez Brasil. Ministério da Saúde https://orcid.org/0000-0002-7911-4742
  • Felipe Dutra Asensi Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2026v28a09

Palavras-chave:

Judicialização da Saúde, Emergências, Gravidez, Complicações na Gravidez, Erros Médicos, Planos de Pré-Pagamento em Saúde

Resumo

Objetivo: analisar o perfil dos pedidos judiciais de efetivação do direito à saúde nas emergências obstétricas na Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2023. Metodologia: estudo qualitativo, com análise documental de processos de competência civil, na Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, entre 2015 e 2023. Para a seleção dos processos, utilizou-se o descritor “emergências obstétricas”. As variáveis analisadas foram: parte ré e motivo da judicialização. Excluíram-se os processos inteiramente administrativos, previdenciários e aqueles que não estavam relacionados diretamente à resolução de atendimentos de urgência/emergência obstétrica por instituições de saúde. Resultados: foram encontrados 32 processos relacionados às emergências obstétricas, dos quais 27 processos civis foram analisados. Os planos de saúde apareceram como réus em 67% dos casos (n=18). As razões para a judicialização incluíram negativas de internação para parto por falta de cobertura no contrato do plano de saúde, demora no atendimento ao parto e erros médicos com desfecho fatal, entre outras. Conclusões: a partir dos recursos dos processos analisados, pode-se concluir que, em sua maioria, referem-se a barreiras contratuais com planos de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Derly Judaissy Díaz Rodríguez, Brasil. Ministério da Saúde

Médica internista e paliativista, mestra e doutora em saúde coletiva  UFRJ-UERJ. Médica no Ministério da Saúde.

Felipe Dutra Asensi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutor em Direito,Universidade do Estado do Rio de Janeiro;Doutor em Sociologia,Instituto de Estudos Sociais e Políticos; professor,Programa de Pós-graduação,Instituto de Medicina Social,Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

1. Cunningham FG. William Obstetricia. 23ª ed. México: McGrawHill; 2011. p. 706-890.

2. Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás. Ética em ginecologia e obstetrícia [Internet]. Brasília (DF): CFM; 2022 [acesso em 8 jun 2024]. Disponível em: https://www.cremego.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Livro_Etica_em_Ginecologia_2022.pdf

3. Conselho Federal de Medicina. Perícia médica [Internet]. Brasília (DF): CFM; 2012 [acesso em 8 jun 2024]. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/periciamedica.pdf

4. Brasil. Código de processo civil e normas correlatas. 9ª ed. Brasília (DF): Senado Federal; 2016.

5. Queiroz RMR, Feferbaum M. Metodologia da pesquisa em direito. 2ª ed. São Paulo: Saraiva; 2019.

6. Conselho Nacional de Justiça. CNJ Serviço: Qual a diferença entre autor, réu, requerente e requerido? [Internet]. 22 ago 2019 [acesso em 8 jun 2024]. Disponível em:

https://www.cnj.jus.br/cnj-servico-qual-a-diferenca-entre-autor-reu-requerente-e-requerido.

7. Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna [Internet]. 2024 [acesso em: 8 jun 2024]. Disponível em: https://svs.aids.gov.br/daent/centrais-de-conteudos/paineis-de-monitoramento/mortalidade/materna/

8. Granero-Ferrer R. La judicialización del parto: un ejercicio de injusticia epistémica testimonial. Eunomía. 2023;24:163-83. doi: 10.20318/eunomia.2023.7660.

9. Reis AT, Silva CRA. Segurança do paciente. Cad Saúde Pública. 2016;32(3):eRE020316. doi: 10.1590/0102-311XRE020316

10. Tesser CD, Knobel R, Andrezzo HFA, Diniz SD. Violência obstétrica e prevenção quaternária: o que é e o que fazer. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2015;10(35):1-12. doi: 10.5712/rbmfc10(35)1013.

11. Brasil. Superior Tribunal de Justiça. REsp 1.947.757 / RJ (2021/0136676-6). Terceira turma. Rio de Janeiro, 8 de março de 2022 [Internet]. [acesso em 09 jun 2024]. Disponível em: https://processo.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/

12. Villar V, Loureiro J, Machado S. Judicialização dos eventos adversos na assistência à saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Cad Ibero Am Direito Sanit. 2022;11:111-32 doi: 10.17566/ciads.v11i3.916.

13. Souza LV de. Não tem jeito. Vocês vão precisar ouvir. Violência obstétrica no Brasil: construção do termo, seu enfrentamento e mudanças na assistência obstétrica (1970-2015) [tese na Internet]. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2022. [acesso em 8 jun 2024]. Disponível em: https://arca.fiocruz.br/items/0b75526c-d609-4d5f-8543-539bd5cf3e5b

Downloads

Publicado

2026-09-03

Como Citar

Díaz Rodríguez, D. J., & Asensi, F. D. (2026). Análise da judicialização no atendimento de emergências obstétricas na Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (2015–2023). Revista Da Faculdade De Ciências Médicas De Sorocaba, 28(Fluxo contínuo), e67091. https://doi.org/10.23925/1984-4840.2026v28a09

Edição

Seção

Artigo Original

Categorias