Vítimas de ferimentos por arma de fogo atendidas pelo SAMU – Sorocaba
Palavras-chave:
ferimento por arma de fogo, serviços médicos de emergência, violênciaResumo
A violência externa é a principal causa de morte em população jovem no Brasil, além de contribuir grandemente com as altas taxas de incapacidade. Os ferimentos por arma de fogo são, entre as causas externas, um dos principais responsáveis pelo aumento da morbimortalidade dessas. Neste artigo, os autores relatam uma série de casos de vítimas de ferimento por arma de fogo atendidas pelo SAMU - Sorocaba e discorrem sobre este tema de grande prevalência e importância.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 1.863, de 29 de setembro de 2003. Institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 2003. Seção 1, p. 56.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 1.864, de 29 de setembro de 2003. Institui o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências, por intermédio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência em municípios e regiões de todo o território brasileiro: SAMU-192. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 2003. Seção 1, p. 57-59.
Waiselfiz JJ. Mortes matadas por arma de fogo no Brasil. Brasília, DF: Unesco; 2005.
Duarte SJH, Sanches S, Pontes ERJC. Caracterização das vítimas de ferimentos por arma de fogo, atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Campo Grande-MS. Saúde Soc. 2009;18(1):95-102.
Peres MFT, coordenadora. Violência por armas de fogo no Brasil: relatório nacional. São Paulo: Universidade de São Paulo; Núcleo de Estudos da Violência; 2004.
Peres MFT, Santos PC. Mortalidade por homicídios no Brasil na década de 90: o papel das armas de fogo. Rev Saúde Pública. 2005;39(1):58-66.
Souza ER. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2005;10(1):59-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.